Bourdieu - Questões
Por: Hatus Lima • 23/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 800 Palavras (4 Páginas) • 265 Visualizações
1. Que relação Bourdieu estabelece entre a noção de "docilidade" e a educação? Como muda o sentido de "docilidade" entre a origem do termo e sua utilização usual/comum? Qual o reflexo dessa noção sobre a diferencial socialização de homens e mulheres?
A noção de docilidade é atribuída por Bourdieu, como uma característica por parte da mulher, onde elas, têm “mais probabilidade de ser(em) assim” gentis, dóceis: no sentido da palavra no latim (dociles) “que aprende bem”, no comum, submisso. O reflexo diferencial está designado nas diferenças sexuais dos agentes, meninos sendo mais rebeldes, e as meninas sendo mais dóceis e flexíveis.
(habitus = onde o sexismo, que antes era uma arma do gênero masculino, se voltam contra, no sistema educacional vigente)
2. A partir da apreciação do documentário e da leitura do trecho indicado de "Coisas Ditas", como você definiria os termos: a) Poder simbólico; b) Dominação simbólica e c) Violência simbólica?
a) É um fato, exercido, sem conotação ou coerção físico por agentes/instituição, que tem legitimidade de exercer poder de dominação sobre si e sobre as demais personagens de uma sociedade. É uma ofuscação e incorporação inconsciente (e as vezes por conveniência) de valores impostos em seus sistema.
É um esquema de juízo, percepção e apreciação, a qual, por modo objetivo, estrutura-se nas propriedades atribuídas aos agente e instituições sociais, e de modo subjetivo: no qual, a caracterização/valoração exprimem um estado de poder, exemplificado na linguagem como os adjetivos (pesado/leve; grande/pequeno; Também é a construção do mundo, a separação e união das coisas.
b) Dominação simbólica: é a não consciência por parte do dominado, ou seja, o dominado não possui plena consciência do seu estado de dominação – por isso, segundo Bourdieu, complica em partes porque o dominado torna-se cúmplice, e também por parte do dominante, que segundo Marx, sofre com essa dominação “o dominante é dominado por sua dominação”.
c) Violência simbólica: é atribuída por Bourdieu, como, uma violência sem conotação física, uma violência gerada muitas vezes por caracteres de pré-conceitos, princípios de percepção, nas formas de discurso, no ideal e no sentido de alteridade, e que são todos estes, produtos da relação de dominação (pensar na divisão de trabalho doméstico e a ideia atribuída a ele)
3. No documentário, como é caracterizada - a partir de Bourdieu e outr@s - a ideologia neoliberal?
São indicadores de uma política de classe, que a partir de seus índices, propõe a ruptura de entre um sistema econômico e um sistema social, sempre ligado a uma temporalidade (que temporalidade?), e análise de determinadas rupturas a curto e longo prazo, não é o desaparecimento do estado, e sim, o desaparecimento de sua intervenção no corpo econômico e social, o papel do estado como um corpo exterior e não regulador ------ .(pensar no jornal nova-iorquino e o discurso de um pesquisador que se põe exterior a todo e qualquer acontecimento durante um jogo, e sua pesquisa sobre segurança) - É uma forma política secreta, em grande parte. – pensar nos direitos trabalhistas, no imposição de homem ir para a guerra).
4. Recupere
...