CIÊNCIAS SOCIAIS INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Por: bbccc98 • 10/5/2021 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 106 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CIÊNCIAS SOCIAIS
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Professor: Márcio Caniello
Semestre: 2020.2 Turno: Noite
Aluna: Bruna Barros Campos
Questões sobre a quinta e sexta parte do texto: DAMATTA, Roberto: “A Antropologia no quadro das ciências”, Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981 [pp. 39--58].
Campina Grande,
2021
Questões sobre a quinta e a sexta parte do texto: DAMATTA, Roberto: “A Antropologia no quadro das ciências”, Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981 [pp. 39--58].
Pergunta 1: Segundo Émile Durkheim, o fato social é uma coisa, e podem possuir três características. Diferencie duas dessas características, a Exterioridade e a Coercitividade usando exemplificações.
Na exterioridade os fatos sociais existem e atuam sobre o indivíduo independente da sua vontade, no exemplo da língua, que já existe e é estruturada antes do seu nascimento. Na coercitividade os fatos sociais possuem uma força coercitiva que submete o indivíduo, mesmo, à sua própria impossibilidade de a eles resistir, no exemplo da língua, onde você é obrigado a falar português para se comunicar.
Pergunta 2: Ao observar os predicados da Ação Social, nota-se que de fato uma percepção “naturalista” do senso comum, tende fatalmente a cair numa atitude instrumentalista ou utilitarista das regras e instituições sociais, cite um exemplo de como isso pode ocorrer.
Um exemplo disto é achar as descobertas humanas como meros “acidentes”, citando o fogo, que foi descoberto ao acaso, mas para ser domesticado precisou passar por um longo processo social e cultural, o mesmo se dá acerca do mito da descoberta da cerâmica, que passa por todo um processo de experimentação antes de chegar ao ideal.
Pergunta 3 : Quando DaMatta aborda que no caso dos homens, pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir sociedade sem cultura, qual sentido dessa frase?
A cultura pode ser reificada no tempo e no espaço (através de sua projeção e materialização em objetos) ela pode sobreviver à sociedade que a atualiza num conjunto de práticas concretas e visíveis. Exemplificando, no caso da antropologia, uma sociedade pode desaparecer, porém no caso dos egípcios existem achados arqueológicos que permitem entender traços culturais mesmo após seu desaparecimento.
Pergunta 4: Ao tratar de sociedade e cultura, existe uma visão eclética que os dois fenômenos são parte de uma mesma coisa, a realidade humana. Explique a diferença de cultura e sociedade.
Cultura significa tudo que é feito, aprendido ou compartilhado por membros de uma sociedade: valores, crenças, comportamentos, símbolos, línguas e objetos materiais. Sociedade significa um grupo de pessoas que vivem em um território definido e que compartilham uma cultura.
...