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Catoliscimo Direitos Humanos E Sociais

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Por:   •  21/9/2014  •  5.101 Palavras (21 Páginas)  •  423 Visualizações

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Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância...

Horizonte, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 67-81, 2º sem. 2004 67

Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos

direitos sociais e humanos ante à intolerância

política da ditadura militar no Brasil (1964-1985)

Lucília de Almeida Neves*

Mauro Passos**

RESUMO

Os anos 1964-1985 se caracterizam pela mobilização popular

e pela emergência de uma poderosa vontade de

mudança social. Queria-se uma libertação das opressões

históricas que a maioria do povo vinha sofrendo. Paradoxalmente,

foi um tempo de autoritarismo e desrespeito

aos direitos sociais e humanos. Este trabalho pretende

analisar o movimento do catolicismo brasileiro, especialmente

sua luta por esses direitos. Diversos aspectos atuam

e influenciam no contexto político-religioso desse

período. A reconstrução do significado desse movimento

valeu-se de ampla documentação. Apesar dos entraves e

das limitações, o catolicismo fez seu percurso e assinalou

um passo importante na trajetória histórica desse período.

Na compreensão e análise desse caminho, está a proposta

deste estudo

Palabras clave: Catolicismo; Direitos sociais e humanos.

Os muros permanecem

Calados e frios

Ao vento

Batem as bandeiras.

(HEINER MÜLLER)

A PALAVRA TOLERÂNCIA TEM uma história atormentada. Etimologicamente

vem do latim tolerantia, ae que significa constância

em sofrer. No Dicionnaire de l’Academie de 1694, a tolerância

é definida como a “indulgência para com o que não se pode impedir”.

No entanto, a Encyclopedie qualifica-a de “virtude”. Não

vem ao caso explicitar outros significados que o termo comporta,

considerando o aspecto que nos interessa para este estudo.

* Profa. Dra. Lucília

de Almeida Neves:

Professora do Mestrado

em Ciências

Sociais – Gestão das

Cidades e do Departamento

de História

da PUC Minas.

** Prof. Dr. Mauro

Passos: Professor do

Curso de Pedagogia

com Ênfase em Ensino

Religioso do Departamento

de Filosfia

e Teologia da

PUC Minas e Instituto

Santo Tomás de

Aquino (Ista).

Neves, L. A.; Passos, M.

68 Horizonte, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 67-81, 2º sem. 2004

Em nossos dias, tornou-se base essencial das democracias atuais,

isto é, o respeito pelas opiniões do próximo. No aspecto religioso,

Antônio Houaiss esclarece a liberdade de cada um para

praticar a religião que professa. O teólogo católico Panikkart,

de pai hindu, afirmou em uma entrevista: “Uma religião que se

fecha fica sufocada e morre... Quem conhece apenas sua religião

nem mesmo a conhece” (DELUMEAU, 2000, p. 379).

A questão da defesa dos direitos dos cidadãos balança a marcha

do catolicismo no Brasil no período compreendido entre

1964 e 1985. O posicionamento da Igreja católica demonstra

seu envolvimento nessa causa, sua oposição ao regime e suas

inovações pastorais. Ela se torna muito mais popular assumindo

“a voz dos que não têm voz”, questionando, interrogando e exercendo

pressão e oposição contra as arbitrariedades do regime

militar. Eliseu Lopes, ex-domicano, faz a seguinte afirmação

sobre seu envolvimento em questões sociais e políticas durante

o regime militar: “Antes, eu nunca tinha me dado conta de uma

militância propriamente política. Mas também nunca tive muita

abertura para esse negócio, para questões de ordem política.

Quer dizer, eu comecei a sentir a barra através das pessoas. Através

das pessoas” (DEPOIMENTOS, 2000).

Este trabalho pretende analisar o movimento do catolicismo

brasileiro na luta pelos direitos humanos e sociais diante da intolerância

política orquestrada pelo regime militar. O binômio direitos

sociais e direitos humanos determina, neste texto, um mesmo

ponto de partida – o conceito, a perspectiva histórica e um

projeto a ser encarnado diante da intolerância política do regime

militar.

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