TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos Bioquimicos

Dissertações: Ciclos Bioquimicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Ciclos Biogeoquímicos

Os Ciclos Biogeoquímicos são ciclos que envolvem o fluxo de elementos biológicos, químicos, geoquímicos presentes no solo, água, ar, onde estes podem se encontrar como elementos puros ou combinados a outros elementos.

Estes fluxos cíclicos e contínuos permitem que os recursos naturais se mantenham, garantindo a vida das espécies que deles dependem. Se você observar a natureza com atenção, vai verificar que todos os processos que ela realiza são cíclicos e contínuos.

Para tentar aprender com a natureza, veja alguns exemplos de seus ciclos.

• Ciclo da água

• Ciclo do carbono

• Ciclo do nitrogênio

Estes são apenas três exemplos de “ciclos biogeoquímicos”. Existem outros ciclos como o do fósforo, o do ferro e o do oxigênio. É importante saber que todos os elementos da natureza que compõem os ecossistemas têm seus ciclos próprios.

• Ciclo da água

A água (H2O) é uma das substâncias mais abundantes na natureza e também o recurso mais ameaçado do planeta. O ciclo da água é também denominado deCiclo Hidrológico.

A água evapora dos mares, oceanos, lagos, rios e plantas pela ação da luz solar. O vapor é condensado, ou seja, transforma-se em líquido e volta à Terra em forma de chuva. Essas águas podem sofrer escoamento superficial no solo, infiltração, escoamento subterrâneo ou evaporação, quando retornam de novo para a atmosfera.

• Ciclo do Carbono

O carbono, embora exista na forma de gás carbônico (CO2) na atmosfera, está presente também em grandes quantidades nos oceanos, na forma de carbonatos. Assim, os oceanos constituem o seu maior reservatório.

O carbono é retirado do ar através do processo de fotossíntese realizado pelas plantas e algas, que também são responsáveis pela restituição da concentração do gás carbônico no ar, através do processo de respiração.

Com a morte, os seres vivos são decompostos por microorganismos que ao respirarem também liberam gás carbônico para a atmosfera.

• Ciclo do Nitrogênio

O Nitrogênio (N) é um dos elementos mais importantes para a constituição das células e, portanto, dos seres vivos. Esse participa das moléculas das proteínas e outros compostos orgânicos essenciais à vida.

Vamos descrever o seu ciclo? O ar constantemente recebe nitrogênio devido à ação de bactérias denominadas desnitrificantes, que transformam os nitratos em nitrogênio gasoso (N2). Do ar, o nitrogênio pode ser retirado pela ação de algumas bactérias e algas capazes de fixá-lo novamente, formando matéria orgânica nitrogenada e passando esta ao solo e à água.

Também no ar, a ação de descargas elétricas (raios), pode provocar a combinação do nitrogênio com o oxigênio e água, formando nitratos que se precipitam sobre o solo e a água. Do solo e da água, o elemento é retirado pelos vegetais fotossintetizantes, sendo utilizado na formação de compostos orgânicos. A restituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com