TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidadania e Envelhecimento

Por:   •  14/6/2018  •  Resenha  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Cidadania e envelhecimento

Hoje em dia a sociedade tem condições de viver mais tempo, se é para viver que seja com dignidade, com mais saúde e qualidade de vida; o tempo não para e com ele vem as mudanças e os desafios, que influenciam na vida de todos, afetando a vida pessoal e social do indivíduo; o processo de envelhecimento está sujeito as mudanças e transformações, perdas e ganhos.

Estes fatores influenciam na vida dos idosos trazendo fragilidade, as vezes incapacidade de se defenderem e se manterem com suas próprias forças, com isso sofre perda do respeito e da cidadania; a aparência física sofre alterações fisiológicas, como a lentidão da FC, da FR, da acuidade visual, audição, do paladar, e da potência sexual entre outras.

A velhice é um acontecimento natural da vida, e as suas transformações é naturalmente originada no próprio organismo, e acontece gradativamente dia após dia, é importante que o idoso se aceite em sua condição e se adeque dentro desta faze em que se encontra, com seus limites físicos, psíquicos e sociais; e importante está aceitação. Apesar de ser uma situação difícil, é necessário que sejam acompanhados, para melhor saber conviver com elas e aceitar a própria natureza humana. A pessoa quando chega a velhice, ela deixa de fazer parte de um contexto, individual, familiar e passa a fazer parte da sociedade, trazendo algumas questões desconhecidas pelas pessoas que estão envelhecendo.

Os aspectos sociais se torna um elemento fundamental no processo de envelhecimento; já que é neste contexto que os idosos compartilham seu aprendizado e criam novas amizades; neste mesmo sentido muitas vezes é negado ao idoso as relações sociais, com isso ele passa a ser excluído de sua posição social, neste âmbito é notável descaso com a pessoa idoso que não consegue exercer sua cidadania, a velhice serve como motivo de expropriação de sua autonomia.

Estes descasos e ações preconceituosas dificultam qualquer trabalho de investimento que venha beneficiar esses idosos, como também podem causar a ruptura de direitos que levam a perda da cidadania real.

Realidade sociocultural e educação

A cultura é compreendida como um conjunto de ideias, valores, princípios e práticas sociais que caracterizam a sociedade e as mais distintas formas de organização e instituições sociais, abrangendo consensos, divergências e conflitos. O contexto cultural é construído e reconstruído nos diferentes espaços sociais em que se vive, e os idosos representam importante segmento neste processo.

As pessoas aprendem a cultura da sociedade e das organizações por meio da socialização; todos nós educamos e somos educados, nos socializamos em um processo interativo que inclui reciprocidade e ocorre em todas as etapas da vida.

Os idosos precisam compreender tanto a realidade local em que estão inseridos como sua interdependência com a realidade global; essa compreensão exige deles o desenvolvimento do pensamento crítico e a conscientização de suas origens e história de vida como referencias para situar se   no mundo, o que demanda a superação das práticas educativas tradicionais, contrárias ao sentido progressista e humanista da educação.

A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para avida social, e tem como objetivo instigar e desenvolver na criança, alguns reflexos no estado físico, intelectual e moral, reclamados pela sociedade política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com