Ciencias Politicas - Conceitos
Abstract: Ciencias Politicas - Conceitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luciola1 • 22/2/2015 • Abstract • 611 Palavras (3 Páginas) • 217 Visualizações
Ciências Políticas
Conceito de estado, governo, sociedade e sociedade civil: estado não é sinônimo de governo, o governo é apenas uma parte do estado e o governo tem função diferente do estado. O estado é superior ao governo. , a sociedade cível faz parte da sociedade mas não a representa na totalidade.
A teoria é diferente da ideologia.
Ciencias politicas: nasce da filosofia política, quando a Grecia inventa a filosofia ela também inventa a política, as duas origens se confundem.
Sócrates: baseia-se na ética do filosofo onde, existe a separação do conhecimento e da busca da realidade. Não aceitar nenhuma verdade como pré-estabelecida, sempre submete-la a um questionamento. Modelo de filosofia oral, cada pessoa expunha sua opinião.
Platão: discípulo de Socrates, autor de “ A Republica” que foi a primeira tentativa de se delimitar regras. República: local onde se tem regras delimitadas e racionalmente construídas. Platão defini as regras para se construir um conhecimento racional que passa por todas as coisas, o conhecimento racional surge na medida que se busca o conhecimento, que é usado para agir, só se age a partir do conhecimento. O conhecimento move a razão.
Aristoteles: A ideia de o homem é um animal político é de Aristoteles, ou seja, aquele que tem acesso ao discurso, aquele que fala, que é dotado de linguagem, do poder da fala é um animal político.
O ser humano só existe em comunidade, em interação social. Na comunidade as relações são políticas.
Quando se nasce recebe-se da comunidade a natureza, e essa natureza é uma construção da ação humana o que é chamado de segunda natureza.
O modelo de política de Aristoteles é uma criação dos homens e ela foi criada para se opor ao o que acontece na natureza, na natureza os homens são diferentes e desiguais e o que vale na natureza é a violência e a força.
Primeira Natureza: leis da natureza que os homens não podem controlar, regras de causa e efeito que existem independentes do homem.
Segunda Natureza: aquela que o homem recebe do meio em que vives, é a natureza social, construída pela ação humana.
Quem tem acesso ao discurso são aqueles que são livres das necessidades econômicas e biológicas, ou seja, apenas os homens nobres e livres. Os discursos eram feitos da Polis localizados nas cidades-estados
O discurso teria a finalidade de criar a igualdade, porem, os trabalhadores, as mulheres não tem direito ao discurso, só os homens livres eram considerados e discursavam na esfera publica.
A igualdade não existe na natureza ela so existe com a ação humana, ou seja, a igualdade é uma criação humana, a organização da sociedade política deve se impor a tudo, a função da comunidade política é oferecer o bem comum que seria a igualdade. O MODELO DE HOMEM POLITICO DE ARISTOTELES É ABSTRATO, ANTOLOGICO, NÃO EXISTE NA REALIDADE.
Maquiavel: Oposição a Aristoteles onde, o ser humano era abstrato passa a ser um ser humano real, César Borgia, que faz parte da realidade, uma pessoa real para modelo de política mostrando que a construção da política é parte da realidade. Um homem
...