Classificação Brasileira De Ocupações - CBO
Casos: Classificação Brasileira De Ocupações - CBO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielyNLauro • 17/6/2014 • 550 Palavras (3 Páginas) • 353 Visualizações
Classificação Brasileira de Ocupações – CBO
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é um controle de reconhecimento da existência de determinada ocupação no mercado de trabalho brasileiro. Conforme o site do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE a Classificação Brasileira de Ocupações, teve a sua primeira edição, em 1982; e vem sofrendo alterações pontuais ao decorrer dos anos, sem modificações estruturais e metodológicas. No entanto, a edição 2002 utiliza uma nova metodologia de classificação e faz a revisão e atualização completas de seu conteúdo.
A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. A globalização, as novas tecnologias de comunicação e informação e as novas formas de organização do trabalho vêm alterando o mundo do trabalho e exigindo dos trabalhadores o desenvolvimento de novas competências para o exercício de sua profissão. O próprio conceito de ocupação tem se modificado e, consequentemente, apresentando-se de forma a refletir no cenário cultural, econômico e social do País, exigindo que sua classificação de ocupação se adéqüe de maneira a realizar atualizações e revisões que reflitam essas mudanças.
A CBO retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. A atualização e modernização do documento ocorrem para acompanhar o dinamismo das ocupações e mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais o país passa. Essas modificações e inclusões são elaboradas com a participação efetiva de representantes dos profissionais de cada área, em todo o país.
Esta classificação atua como ferramenta de inclusão social aos cidadãos brasileiros, trazendo consigo um sentimento de reconhecimento e em alguns aspectos um instrumento motivador. “Os trabalhadores sentem-se amparados e valorizados ao terem acesso a um documento elaborado pelo governo que identifica e reconhece seu ofício. As inclusões das ocupações na CBO têm gerado, tanto para categorias profissionais quanto para os trabalhadores, uma maior visibilidade, um sentimento de valorização e de inclusão social”, destaca o diretor do Departamento de Emprego e Salário do MTE, Rodolfo Torelly. O usuário que desejar se cadastrar na CBO deverá entrar no site www.mtecbo.gov.br, realizar seu cadastro e concluir o pedido.
A CBO é utilizada em vários órgãos públicos e coletores de dados, como ferramenta de auxilio que possibilita maior precisão na análise de dados do país, sendo elas, Relação Anual de Informações Sociais – RAIS; Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED; Seguro – Desemprego; Preenchimento Carteira de Trabalho; Qualificação Profissional; Aprendizagem; Intermediação de mão-de-obra; Imigração; Fiscalização do trabalho; Ministério da Saúde – registros de: mortalidade profissional, incidência de doenças relacionadas à ocupação e RIPSA (Rede Interagencial de Informações para a Saúde); Imposto de Renda Pessoa Física; Previdência Social – CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais); IBGE – Pesquisas: Censo, PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios), PME (Pesquisa Mensal de Emprego).
Além destes, a CBO contribui em estudos de classificações do MERCOSUL; de classificações dos países do OCDE;
...