Crise De Paradigmas
Dissertações: Crise De Paradigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mimoreira79 • 31/3/2014 • 298 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
A crise de paradigmas se caracteriza por uma mudança conceitual, ou uma mudança de visão de mundo, conseqüência de uma insatisfação com os modelos anteriormente predominantes de explicação,tal crise leva a uma radicalização e, conseqüentemente, a revoluções científicas. Um dos períodos mais marcantes e significativos de crise de paradigmas foi a revolução científica dos séculos XVI e XVII, em que a “Nova Ciência” instaura “uma crise metodológica que afeta uma concepção tradicional de método científico, bem como uma crise de visão de mundo, de concepção da natureza e do lugar do homem nesta natureza. Desta forma, à modernidade coube estabelecer as bases desta “Nova Ciência”, evitando que esta recaísse nos mesmos problemas que a levariam a poder ser, posteriormente, refutada.
Até a idade média a religião era quem determinava o que era verdade, e era quem possuía todas as explicações sobre todos os fenômenos. Atualmente a ciência ocupou o lugar da religião. E a religião passou a produzir verdades por adesão, ou seja, só as adere quem acredita nelas. A ciência nasce no século XVII, o fazer ciência acontece com a observação da realidade. A partir desta ação, busca-se levantar hipóteses. A ciência busca a produção de verdades, e se a teoria em questão é confirmada de acordo com os procedimentos pertinentes ao conhecimento científico, tal teoria é tomada como uma verdade, embora na ciência as verdades sejam provisórias, porque com o passar do tempo elas deixam de ocupar o seu lugar como verdade. Entretanto, a única verdade da ciência reside no seu método. Segundo a perspectiva de Luz (1988), a razão é a grande produtora de verdades acerca do conhecimento sobre a natureza e dos seus inúmeros aspectos e peças. Para este autor, a ciência tem a função de ordenar o grande quebra-cabeça cósmico.
...