DA LIDE E SEUS FUNDAMENTOS
Tese: DA LIDE E SEUS FUNDAMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nogueiralvite • 26/9/2014 • Tese • 823 Palavras (4 Páginas) • 237 Visualizações
Nome: Marcelo Alvite Nogueira N°: 20070108168-9
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CIVIL DA
COMARCA DA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO
processo n°...
Joana, brasileira, separada, profissão..., portadora da carteira de identidade n°..., inscrita no CPF/MF, sob o n°..., residente na rua..., por seu advogado com endereço profissional na..., vem a este juízo, propor:
AÇÃO CAUTELAR DE BUSCA E APREENSÃO com pedido de LIMINAR
em face de Flávio, brasileiro, separado, profissão..., portador da carteira de identidade n°..., inscrito no CPF/MF, sob o n°..., residente na rua..., pelas razões de fato e de direito que passa a expor
DA LIDE E OS SEUS FUNDAMENTOS
A parte requerente mantinha um relacionamento esporádico com a parte requerida, do qual nasceu um filho. Transcorrido 5 anos da separação, a requerente prestou, por todo este tempo e sem qualquer auxílio financeiro ou visita do recorrido, os devidos cuidados com o infante, tendo para isso ajuda de sua avó materna.
No final do mês de fevereiro, a pedido do recorrido, a recorrente levou o infante a Belo Horizonte com o intuito de que este conhecesse os seus avós paternos.
Assim que entrou na residência do recorrido, a recorrente foi agredida fisicamente pelo recorrido e outros familiares e, em seguida, expulsa do local. Obrigada a deixar o seu filho e os documentos (certidão de nascimento e carteira de vacinação) com o réu e, sob grave ameaça e coação física, ingressou no ônibus retornando para o município do Rio de Janeiro.
Mister é relatar que o Conselho Tutelar foi informado sobre a situação, mas até o momento não obteve sucesso em contatar o requerido.
DA EXPOSIÇÃO SUMÁRIA DO DIREITO E DO RECEIO DA LESÃO
Segundo 1° do artigo 33 do ECA, a guarda estabelece a regularização da posse de fato, sendo esta exercida, também por liminar nos procedimentos de tutela e adoção. Esta liminar poderá se requerida unilateralmente pelo pai e pela ou por qualquer um deles em, também, por medida cautelar (inc. I e caput do art. 1584 do CC).
Tendo em vista a maior relação afetiva entre a autora e o infante que foi formada pelos longos anos de convivência entre eles e o fato do réu ter pouco ou nenhum contato, abandonando o convívio familiar e não ter oferecido contribuição financeira alguma, esta guarda a ser deferida será a unilateral, assim definida pelo par. 1° e inc. do par. 2° do art. 1583 do CC.
Por fim, é fundamental relatar o acontecimento do infante desaparecer com a mãe perdendo o seu contato por razões e circunstâncias desta ação promovida ,o que pode prejudicar a concessão do pedido, provocando irregularidades na sentença e um resultado negativo ou mesmo ineficiente.
DA LIMINAR
Neste diapasão, é que o Promovente, pleiteiam junto a este Juízo, em sede de Liminar, que seja
...