DOCÊNCIA E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Por: Laine Santos • 23/1/2017 • Monografia • 1.627 Palavras (7 Páginas) • 533 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB[pic 1]
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS – DCH III
CURSO DE PEDAGOGIA – DOCÊNCIA E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
[pic 2]
CARLA SUILAINNE
HAROLDO BATISTA
LANE CRISTINA
MARTINS DANTAS PAIXÃO
ZULENE DE ARAUJO COELHO
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 2015.1
OS DIFERENTES OLHARES SOBRE O BAIRRO JOSÉ E MARIA PETROLINA - PE
Juazeiro – BA,
18 de Agosto de 2015
CARLA SUILAINNE
HAROLDO BATISTA
LANE CRISTINA
MARTINS DANTAS PAIXÃO
ZULENE DE ARAUJO COELHO
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IIII 2015.1
OS DIFERENTES OLHARES SOBRE O BAIRRO JOSÉ E MARIA PETROLINA - PE
Projeto de Estágio Supervisionado III solicitado e orientado pelos professores Josenilton Nunes e Rita Rios como parte integrante e avaliativa na composição de nota da na graduação em Licenciatura Plena e Gestão em Pedagogia DCH III – UNEB.
Juazeiro – BA,
18 de Agosto de 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 5
JUSTIFICATIVA. 5
METODOLOGIA 7
CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
OS DIFERENTES OLHARES SOBRE O BAIRRO JOSÉ E MARIA EM PETROLINA - PE
1. INTRODUÇÃO
O Estágio tem como princípio o aprimoramento da formação do graduando, a partir da unidade teoria-prática com destaque para o processo auto formativo co-relacionado com os temas abordados no curso. A saber: O cotidiano pedagógico da escola; concepção de aprendizagem e de gestão dos processos educativos; a concepção de cultura e sua relação com a comunidade, por entender que "a compreensão do ensino como atividade complexa e do professor como produtor de conhecimentos" (GARRIDO, p.187).
Nessa dimensão o Projeto de Estágio será realizado por alunos do 7º (sétimo) Período Noturno na Escola Municipal 21 de Setembro localizada no Bairro José e Maria sob a supervisão dos Professores Josenilton Nunes Vieira e Rita Cristina Novais Rios, no período de 24 a 28 de setembro de 2015.
O Estágio é de grande importância porque dará suporte ao graduando no que diz respeito a compreensão da prática pedagógica e ampliação do conhecimento no campo formativo. Nesse sentido o estágio proporcionará uma reflexão sobre os processos auto-formativos e contribuirá significativamente na profissionalização do pedagogo em formação, proporcionando aos discentes observadores construir um diálogo participativo entre a escola, universidade e formação.
Isto faz parte dos preceitos das normas da LDB – Leis de Diretrizes e Bases 9394 20 de Dezembro de 1996 que norteiam os princípios da formação docente em que no Art. 65 sinaliza a necessidade de um tempo estipulado para formação inicial destinando carga horária mínima de trezentas horas.
Diante desse dispositivo legal o estágio será de grande relevância na troca de experiências que poderá pontuar questões na elaboração de projetos objetivando melhorias nos aspectos educacionais na escola onde houver necessidade no aprimoramento e/ou homologar os aspectos já existentes.
2. OBJETIVO GERAL
- Trabalhar a importância da leitura de imagens para o ensino/aprendizagem na perspectiva de proporcionar ao corpo discente resgatar um pouco da historicidade do Bairro José e Maria ampliando seus conhecimentos sobre o bairro e aprimorar sua oralidade através da organização do pensamento.
2.1 Objetivos Específicos
- Conhecer através da imagem a vida cotidiana do Bairro José e Maria;
- Descrever situações do contexto do bairro José e Maria;
- Relatar as experiências vivenciadas a partir da própria perspectiva de vida
3. JUSTIFICATIVA
Esta proposta de trabalho possibilitará aos alunos adquirirem uma reflexão crítica através da visualização, exposição e discussão, a partir das imagens captadas por eles (alunos da EJA) da Escola 21 de Setembro.
Partindo do pressuposto de que toda fotografia é um texto visual, produzido, estruturado e interpretado a partir de um determinado contexto, seja ele educacional ou não eles se distinguem pela predominância de alguns critérios como um propósito informativo que dá ênfase ao conteúdo ou como opinião acentuada na expressão que predomina os seguintes modelos de discurso: expositivo, descritivo ou narrativo que pode ser através de uma foto notícia ou uma fotorreportagem curta, mas o predominante é a narração que pode ser oral ou escrita. Ademais o uso da imagem desperta um grande interesse na vida das pessoas, esta possibilita uma articulação entre a fantasia e o real, produzindo diferentes sentidos e sentimentos, seja de alegria, tristeza, medo, suspense, que são emoções inerentes a condição humana independentemente da idade.
A compreensão plena ocorre quando há um entendimento e uma compreensão entre o falante e o ouvinte:
Portanto, conforme BAKHTIM (2003), toda compreensão plena real é ativamente responsiva e não é senão uma fase inicial preparatória da resposta (seja qual for a forma em que ela se dê). O próprio falante está determinado precisamente a essa compreensão ativamente responsiva: ele não espera uma compreensão passiva, por assim dizer, que apenas duble o seu pensamento em voz alheia, mas uma resposta, uma concordância, uma participação, uma objeção, uma execução, etc. (os diferentes gêneros discursivos pressupõem diferentes diretrizes de objetivos, projetos de discurso dos falantes ou escreventes).
...