Desafio Profissional - Cadeiras, técnicas De Negociação E Comportamento Organizacional
Casos: Desafio Profissional - Cadeiras, técnicas De Negociação E Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jo28 • 30/5/2014 • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 951 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS,
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Nome do aluno – RA
Nome do Aluno – RA
Nome do Aluno – RA
Desafio Profissional
Professores: Helenrose A. as S Pedroso Coelho e Ma. Renata M. G. Dalpiaz
Pelotas, 07 de Abril de 2014.
Passo 01 – Perfil dos negociadores:
Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3° idade.
Estímulos a Negociação: Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do Negociador – A gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Perfil da Gravadora
A Gravadora é representada pelo Estrategista de Negócios com experiência em negociar em meio a conflitos Sr Jorge Andrade. Tem perfil extrovertido, pois se expões e tem seu foco de interesse voltado para liberação da instalação da Gravadora junto a Prefeitura, mantendo um bom relacionamento interpessoal. É comunicativo. É criativo oferecendo uma visita as instalações da matriz da gravadora para que pudessem confirmar as informações e saber como funcionam os estúdios. É racional por que ele baseia-se em fatos de que o progresso é inevitável. Sensato por saber que pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Perfil da Associação dos moradores
A Associação dos moradores tem como negociador o administrador, Sr Carlos Henrique. Ele apresenta um perfil introvertido sendo reservado e voltado para o seu interior. É intuitivo por que processa as informações passadas inconscientemente objetivando o futuro, achando que o bairro não necessita dos progressos que a Gravadora pode gerar. É emocional por que toma as decisões baseadas nos seus valores pessoais. Julgador por possuir a tendência de se prender a seus planos e teorias.
Passo 02 – Estilo, características e táticas dos negociadores
Carlos Henrique (Associação de moradores) – Possui estilo confrontador, que tem como característica principal a combinação de controle e confiança no oponente, trabalha em colaboração, porém o acordo tende a ser mais firme e duradouro que o acordo resultante dos outros estilos, desde que exista o compromisso mútuo. Procura a equidade, contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo sólido. A tática utilizada é chamada de tática dos limites reais, ou seja, definem limites para ambas as partes e obstrui itens desnecessários à negociação. Este estilo é o mais adequado em casos que exijam o melhor, ou envolvam altos interesses, como neste caso em questão.
Jorge Andrade (Gravadora) – Possui estilo amigável, a principal característica é a combinação de consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do fato de alcançar ou não seus objetivos. É aplicável em casos que requeiram entusiasmo e diplomacia, como para acalmar irritações. As táticas utilizadas são: formação de grupo, recruta ajuda de outros para formar sua proteção e chamada linhas cruzadas, ou seja, introduz itens superficiais que não fazem parte da agenda.
Passo 03 – Análise da situação e planejamento da gravadora
Uma gravadora bem conceituada pretende instalar-se em um bairro de classe média em uma cidade do interior de São Paulo. Os moradores, através de uma associação de moradores, entraram com uma manifestação na prefeitura para interditarem a obra, pois esta trará, no ponto de vista deles, muitos problemas para o bairro, que ainda é bem novo e já possui alguns problemas estruturais, apesar da gravadora manifestar interesse em investir na infraestura ao redor do futuro prédio da gravadora, a princípio a associação não está levando este fato em consideração.
Os objetivos da gravadora são: instalar-se no bairro e trazer algum progresso para o mesmo, remanejar alguns funcionários para o novo prédio, promovendo-os e consequentemente melhorando a qualidade de vida deles.
Proposta inicial (suscetível a mudanças após a primeira reunião): Uma das reclamações da associação é sobre o trânsito, acreditam que o bairro não comportará o trânsito intenso. A gravadora se dispõem a investir em sinalização e faróis, assim como negociar com o governo municipal sobre uma obra de retorno junto à rodovia para facilitar entrada e saída de veículos, inclusive à proposta para a secretaria responsável já está sendo elaborada. Outra questão é a segurança, particularmente, a gravadora não acredita que interferirá de modo negativo neste quesito, mas é outro ponto que poderá ser debatido junto à Prefeitura, solicitando maior apoio policial no bairro no horário que a gravadora estiver em funcionamento, dentro do perímetro do prédio da gravadora, colocaremos câmeras de vigilância 24 horas e contaremos com rondas em ambos os turnos. Um fator interessante é que a nossa gravadora
...