Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Por: Flavianadiuk • 7/6/2017 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Disciplina: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Aluno/a: Flaviana Diuk de Andrade
Turma: Ponta Grossa – EGP 2017/1
Tutor/a: Elisangela Aparecida Miranda Nunes
ATIVIDADE 3
Alegria, Alegria foi lançada em 1967, por Caetano Veloso. A música apontava ironicamente a rebeldia dos jovens a partir do cotidiano social. Nos versos podemos ver implícito (e explícito, também) revelações da opressão ao povo brasileiro em todas as esferas sociais. A música faz uma crítica à alienação, ao abuso do poder, à violência, às más condições do contexto educacional e cultural estabelecido no governo militar. A partir da letra da música aponte pelo menos três críticas do compositor ao sistema. O texto não deve ultrapassar 10 linhas.
A desigualdade social no verso “Eu tomo uma coca-cola,/Ela pensa em casamento”, onde a população com condições econômicas favoráveis consumiam produtos como a coca-cola e o povo que vivia em inúmeras fragilidades, tinham como futuro apenas o casamento. O abuso de poder, “caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”, indica que não importava o que você era ou fazia.
A violência e as más condições educacionais são evidenciadas nos trechos “sem livros e sem fuzil, sem fome, sem telefone, no coração do Brasil” e “O sol nas bancas de revista /me enche de alegria e preguiça/quem lê tanta notícia?”. No primeiro trecho mostra que o povo não recebia educação, segurança e condições básicas de sobrevivência, sofrendo violências físicas e psicológicas, no segundo mostra que a educação precária tem o objetivo de manter a alienação do povo.
Referências:
JOVEM GUARDA MUSICA. E. 1967-10-21 Festival MPB 6 Caetano. Youtube, 2007. Disponível em:
REMÍGIO, R. Análise Textual da Música “Alegria, Alegria”. WebArtigos, 2009. Disponível em:
...