ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORANEA
Por: gela • 12/4/2016 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
DEMANDAS ATUAIS DO TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL
Um campo de trabalho do Assistente Social sem sombra de dúvidas são as Varas de Família Infância e Juventude, onde o trabalho do Assistente Social é crucial para qualquer decisão a ser tomada pelo juiz.
Nas Varas de Família Infância e Juventude o Assistente Social faz o estudo da questão social, que se trata o processo, pode ser Adoção, Lei Maria da Penha, Abandono de Incapaz seja ele uma criança ou um idoso, em todos esses casos o Assistente Social precisa estar muito atento para qualquer detalhe do caso, verificar os lados das partes as alegações e petições de cada uma delas, a defesa, ir até o ambiente onde a pessoa vive, ver se a mesma possui qualquer histórico de antecedente que subjulgue o comportamento da pessoa e venha interferir de alguma forma no relatório a ser entregue ao juiz.
O relatório precisa ser feita de maneira muito minuciosa e apesar do Assistente Social trabalhar diretamente com as partes envolvidas, precisa abster-se da sua opinião pessoal visando apenas o bem estar das partes ou de uma própria comunidade se esse for o caso, pois o trabalho do Assistente Social não se restringe apenas a um ou alguns indivíduos, mas pode ser para uma comunidade total, ONGs, escolas, creches e hospitais.
A presença de um Assistente Social tem sido muito importante principalmente nesse órgão, sejam eles privados ou públicos, o intermédio do Assistente Social é de suma importância para as pessoas que precisam do seu trabalho. Muitos Assistentes Sociais possuem projetos de trabalhos que acabam mudando a vida da sociedade, pois têm uma maneira critica diferente de ver as situações uma vez que já veem essas situações buscando quais seriam as melhores soluções.
Muitas vezes o trabalho do Assistente Social é dificultado pela própria situação das partes envolvidas, no caso de um Processo de Destituição do Poder Familiar ou Destituição do Pátrio Poder, o Assistente Social tem que analisar as condições sociais e também emocionais em alguns casos até psicológicas das pessoas envolvidas, analisa o que será o melhor para o bem estar da criança a ser destituída, tal como a análise social dos seus pais. Juntamente com o laudo psicológico o laudo SOCIAL, é importantíssimo para o desfecho e a conclusão de qualquer caso, nessas circunstâncias.
Finalmente a atuação do Assistente Social é de extrema importância pública, privada, ou filantrópica.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O assistente social na atualidade tem como uma de suas priorizações as políticas públicas, mas para que isso ocorra em eficácia, o atuante deve estar e ser informatizado, para estar seguindo junto com a demanda do mercado.
O tradicionalismo será configurado apenas como raiz da profissão, sendo descartado e substituído pelo modelo de trabalho engajado a elaboração de projetos em que o atendimento seja cada vez mais capacitado em sua intervenção através da globalização e informatização.
...