EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: 25800 • 11/5/2018 • Relatório de pesquisa • 586 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Roni Manoel de Miranda Oliveira, 1402540
PORTFÓLIO- LICENCIATURAS
UTA- FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA
MÓDULO A – FASE I
Castro
2018
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
O que é importante observar tendo como foco o que diz a lei sobre o direito que pessoas com deficiência têm à educação?
Um dos fundamentos da educação é formar pessoas que se respeitem, levando em consideração suas individualidades, diferenças e culturas. Pois a escola é um espaço heterogêneo onde se encontram diferentes tipos de pessoas e culturas, onde é preciso saber em lidar com os desafios de diferentes tipos de inclusão.
Com a vigência da lei 13.146/15, a Lei Brasileira de Inclusão ( LBI), deu-se base jurídica para a afirmação dos direitos fundamentais das pessoas com deficiências, após ser sancionada essa lei de inclusão as pessoas com deficiências passaram a ter um instrumento unificado para assegurar e respaldar os direitos básicos que ate pouco tempo atrás, vinham sendo negados.
Não é apenas o acesso ao sistema de ensino que é garantido pela LBI, mas também ofertar ferramentas para que as crianças e adolescentes com deficiência tenham garantido um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino, além da garantia do ensino, o governo e as escolas, em que ofertar ferramentas como sala de recursos multifuncionais, materiais pedagógicos, projetos pedagógicos individualizados, adaptação curricular, tecnologias assistivas e as condições de mobilidades.
Quais são as dificuldades da escola e do professor em aplicar a lei no dia a dia?
As dificuldades enfrentadas pelas escolas é a falta de profissionais com formações adequadas para suprir o atendimento às crianças com deficiências, além de professores, precisa ter funcionários capacitados para atender os diversos tipos de inclusão, além do espaço físico da escola tem que suprir as diversas necessidades dos alunos com deficiências como rampas, corrimãos, espaços adequados e banheiros apropriados e adaptados. O governo vem investindo muito para sancionar essa falta de profissionais habilitados, especializados e licenciados nas diversas áreas da inclusão.
Já para os professores uma das maiores dificuldades é a falta de condições adequadas para a inclusão dos alunos com deficiência, essa falta de condições se refere tanto a aspectos físicos ( equipamentos e materiais pedagógicos), como de recursos humanos ( acesso a programas de formação continuada ou apoio de profissionais especializados).
Conclusão
Foi observado no colégio que a lei de inclusão é bem aplicada, mais que ainda há falta de profissionais capacitados para as diferentes áreas de inclusão. Na escola observei que possui um amplo espaço físico, com rampas para acesso de cadeirantes, corrimão nas rampas, apenas não possui banheiros adaptados para alunos cadeirantes, mais também foi constatado que a escola ate o momento não possui alunos cadeirantes, mais que já deveria ter banheiros adaptados. Na escola possui uma sala de recursos multifuncional para atender alunos com diversas necessidades e alunos com altas habilidades, aonde eles frequentam em contra turno escolar, além de ter uma professora de interprete de Libras que atende dois irmãos com deficiência auditiva, nesses aspectos podemos dizer que a lei de inclusão está sendo bem aplicada nesse colégio. Porém em muitos ainda falta profissionais habilitados, especializados ou graduados em licenciatura especificas para a área de inclusão.
...