TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  28/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAMPUS PARAÍSO

ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO

ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - ECS

São Paulo

2018

OBRIGAÇÕES

Dentro de uma empresa escolhida, você deve relatar um problema  encontrado na área contábil e estabelecer um plano de sugestões e melhorias, fundamentado nas teorias estudadas no curso e DESENVOLVIMENTO DO PROBLEMA NA PRÁTICA

                        

1. Análise Teórica (pesquisar três autores que tratam do problema

       Identificado no mínimo um)

2. Descrições do contexto na prática (pode ser utilizado quadro, gráfico ou ainda planilhas do departamento para demonstrar como é utilizado na empresa)

3.  Plano de sugestões de melhoria (ou se for o caso plano de ações)

4. Conclusão

5. Bibliografia

  • Deve ser explicado detalhadamente o assunto escolhido, comparando a visão teórica com a visão prática da empresa onde o aluno realizou o Estágio.
  • Neste campo deverá ser detalhada uma análise de riscos e oportunidades; se necessário desenvolver cálculos;
  • Pontos fortes e pontos fracos
  • Aspectos legais e aspectos contábeis

O Aluno (a) deverá, com base na bibliografia e nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis, apresentar como os autores abordam teórica e genericamente a(s) questão(ões) identificada(s).

CONCLUSÃO

Deve estar intimamente relacionada com o embasamento teórico, representando uma das mais importantes fases do relatório, o Aluno (a) deverá apresentar soluções às questões identificadas.

Resgatando o problema, comprovando ou negando as hipóteses e a solução encontrada.

Este trabalho terá como referência obrigatória às disciplinas do curso, as orientações dos Coordenadores do ECS, e da bibliografia recomendada por Professores ou pesquisada pelo próprio Aluno (a) e submetidas à apreciação do Coordenador do Estágio.

  1.  FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
  2. Os relatórios deverão ser apresentados em papel A4, digitado em espaço duplo, com letra “Times New Roman ” ou “Arial” tamanho 12. A margem superior deverá ter 3,0 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 4,0 cm e direita 2,0 cm, para assim permitir a encadernação em espiral de cor cinza, seguindo a ordem especificada abaixo:

 

CAPA;

  • FOLHA DE ROSTO;
  • DEDICATÓRIA (opcional): oferecimento do trabalho à determinada pessoa ou pessoas;

• EPÍGRAFE (opcional): frase com elevado conteúdo, capaz de imprimir maior elegância ao texto;

  • AGRADECIMENTOS (opcional): texto cujo conteúdo registra o reconhecimento pela contribuição oferecida por pessoas ou instituições no processo de realização da pesquisa;
  • SINOPSE: texto que resume a totalidade dos conteúdos presentes no relatório de pesquisa;
  • SUMÁRIO: texto em forma de esquema cujo objetivo é relacionar todos os títulos e subtítulos dos capítulos e seções existentes no relatório de pesquisa.

Consiste na retomada da problemática e das conclusões atingidas ao longo do desenvolvimento. Estas devem ser capazes de responder, interpretar ou apresentar alternativas de solução da problemática, confirmando a veracidade das hipóteses formuladas.

É desejável que o Aluno(a) formule recomendações e/ou plano de sugestões e melhorias (ou Plano de ação), declarando a ou as teorias utilizadas na formulação deste item,  para os interessados em aprofundar, posteriormente, aspectos relacionados ao tema investigado.

BIBLIOGRAFIA: reúne livros, periódicos e publicações avulsas tais como apostilas, relatórios, anais de reuniões acadêmicas, etc. A título de precisão informamos que este material precisa ser sistematicamente indicado ao longo do texto quando o mesmo der subsídio a argumentação, mas estará, igualmente, referenciado segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas,  ao final dos relatórios parciais e finais de pesquisa.

  1. DEFINIÇÕES SOBRE O TRABALHO A SER DEPOSITADO NO SISTEMA.

Esse material escrito (final) será à base de fundamentação da nota a ser atribuída ao Aluno (a) pelo Coordenador do Estágio, juntamente com as ponderações relativas ao processo de orientação: interesse, nível das discussões, empenho para superar dificuldades etc.

  • O Aluno (a) que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) na média semestral, estará aprovado.
  1. O Aluno (a) que entregar fora dos prazos estipulados pela Coordenação do Curso será considerado (a) reprovado (a) em ECS.
  2. O apêndice indevidamente preenchido não será recebido pela Coordenação do Curso, bem como a negação da entrega do relatório de estágio, recorrendo a reprovação do aluno.
  3. O Aluno (a) tem o direito de solicitar uma revisão da nota do ECS paro a Coordenação do Curso. Para tanto, deve fazê-lo em um prazo máximo de 5 dias úteis, considerando a data oficial de publicação das notas pelo Coordenador do ECS, utilizando-se, para isto, do formulário disponível na Secretaria (inclusive on- line). A Coordenação do Curso terá 15 dias corridos, contados a partir da data de recebimento do pedido de revisão, para avaliar o pedido e dar um parecer. As possíveis alterações terão como base às anotações do processo de orientação do Coordenador do ECS.

 Apresentação formal

  • Em termos de apresentação formal dos conteúdos, o ECS deve no mínimo dispor de capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexo e apêndices (e em havendo a necessidade), referência bibliográfica do material consultado e contra – capa, encadernação espiral com a capa plástica preta na via para correção impressa.
  • Deve ser digitado em espaço 2, obedecendo à mecanografia de trabalhos acadêmicos.
  • Os trabalhos deverão obedecer às normas vigentes na ABNT/2008.

1.2. Configurações

  1. Capa – a capa deverá ser encadernada em capa dura na cor cinza com letras douradas, em tamanho A4, contendo na lombada o nome do autor e tarjas douradas conforme o estabelecido nas figuras 1 e 3 a seguir.
  2. Folha interna - praticamente é a replica da configuração estabelecida para a capa dura em papel sulfite tamanho A4, conforme padrão estabelecido na figura 4 (numeração romana).
  3.  Folha de rosto – está página deverá conter os dados principais para a identificação da obra, em papel sulfite tamanho A4 de acordo com o padrão estabelecido na figura 4, deverá conter:
  • Identificação institucional;
  • Título do trabalho;
  • Nome do autor;
  • Instituição para quem o trabalho é apresentado indicando o título pretendido;
  • Nome do orientador;
  • Para o caso do trabalho possuir mais de um volume o número de volumes;
  • Local e ano (numeração romana).
  1. Página de dedicatória – esta folha é opcional, entretanto, quando elaborada, é o local onde o Aluno (a) ou os Alunos (as) prestam uma homenagem especial e destacam uma ou mais pessoas a quem, ou as quais dedica o seu trabalho, por exemplo: (A Deus....., Aos meus pais...., Para meu filho...., etc),

A dedicatória deverá conter um texto sóbrio e breve, observando a configuração estabelecida na figura 5 (numeração romana).

  1. Página de epígrafe - A Folha de epígrafe é opcional, entretanto, quando elaborada, inclui uma citação escolhida pelo Aluno (s), para destacar seu trabalho. A epígrafe deve ser feita entre aspas tendo abaixo a indicação da autoria da frase, observada a configuração estabelecida na figura 6 (numeração romana).
  2. Página de agradecimentos – Este item também é opcional, entretanto, quando elaborada, é o local onde o Aluno (s) presta agradecimentos de forma destacada a pessoas e/ou instituições que contribuíram significativamente para elaboração do trabalho ou para o alcance dos seus objetivos. A página de agradecimentos deverá observar a configuração estabelecida na figura 7 (numeração romana).
  3. Sumário – representa a enumeração das principais divisões, seções e partes do trabalho, ordenados na forma em que aparecem no texto com a indicação da página inicial. Deve iniciar a partir da descrição da empresa, onde inicia a numeração com números cardinais, a configuração deste item está evidenciada na figura 8 (numeração romana).
  4. Lista de figuras- este item deverá relacionar as figuras utilizadas no texto do trabalho (caso constem do trabalho), enumeradas na mesma ordem em que são editadas no corpo do trabalho, devendo constar número, legenda (se for o caso) e identificando a autoria (quando de outro(s) autor (es)/obra conforme estabelece a ABNT. A forma de apresentação das figuras obedecerá a padronização estabelecida na figura 9 ( numeração romana).
  5. Lista de tabelas – utilizar as mesmas recomendações do item anterior, padronização estabelecida na figura 10 (numeração romana).
  6. Lista de gráficos – observar a mesma configuração da lista de figuras, padronização estabelecida na figura 11 (numeração romana).
  7. Lista de Reduções (abreviaturas ou siglas) - item opcional, porém se incluído deve ser relacionadas em ordem alfabética, acompanhadas de seu significado. Padronização estabelecida na figura 12 (numeração romana).
  8. Texto – parte do trabalho onde o conteúdo é desenvolvido, devendo ser composto das seguintes partes fundamentais: (iniciar a numeração com números cardinais até o final do trabalho)

Introdução – item que apresenta os assuntos a serem tratados no trabalho, objetivos, métodos do trabalho ou da pesquisa e o período abrangido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (399.5 Kb)   docx (786 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com