TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Exames: Educação Corporativa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade:

Qual a importância da cidadania na educação corporativa?

Educação Corporativa – Alicerce para a Cidadania Empresarial

Silvia Campos

Refletir sobre a Responsabilidade Social Corporativa implica em deslocar o olhar para o ambiente interno e externo das organizações, de modo a conjugar condições de respeito à cidadania dos funcionários e da comunidade do seu entorno.

Por melhor que seja, tecnicamente, um programa de responsabilidade social, não surtirá efeitos exitosos se a empresa não assegurar um forte alinhamento de conhecimentos, comportamentos e atitudes condizentes com as novas exigências da sociedade, na perspectiva de um amplo e forte envolvimento dos trabalhadores com os valores edificantes da corporação. Nesse esforço, emerge a Educação Corporativa como um alicerce vigoroso que dará sustentação às ações que elevem a competência social dos profissionais envolvidos.

Parece-nos que frente às “mazelas sociais” que afetam o mundo, a competência pessoal deve servir de trampolim para gerar competência social, o que significa assumir compromissos holísticos com a “teia da vida”, uma vez que tudo tem a ver com tudo e todos têm a ver com todos.

Às empresas cabem associar os aspectos técnicos aos aspectos comportamentais, estes últimos entendidos como a cola que gera coerência nos propósitos de ações socialmente responsáveis.

A trajetória do esforço de responsabilidade social corporativa descortinou muitas vezes um cenário de fachada e de mediocridade nas ações para aparentar a cidadania corporativa. Hoje se percebe que atitudes e comportamentos que queiram seguir esse modelo ficam cada vez mais difíceis de convencerem. Por outro lado, a concepção de que é possível ser uma empresa cidadã sem que a empresa não perceba o funcionário-cidadão cada vez mais perde força.

A Educação Corporativa, portanto, permite à empresa de forma objetiva estabelecer claramente que competências técnicas e comportamentais devem estimular e criar condições para que se desenvolvam no seu ambiente interno, estabelecendo, ainda, critérios de avaliação para acompanhar o desenvolvimento dos padrões operacionais, de modo que nesse processo de avaliação das relações que mantém com os trabalhadores e com a sociedade tenha capacidade de elaborar um Balanço Social consistente, coerente e impactante.

Coclusão:

Conclui-se que o papel da cidadania na educação corporativa é a união de ambos, educação dos funcionarios com a organização das condições de respeito à cidadania dos mesmos e da comunidade ao seu entorno.

Hoje não existe Cidadania Corporativa sem a Educação Corporativa, pois não adianta ter tecnicas e um programa maravilhoso de responsabilidade social, se não tiver comportamentos e atitudes condizentes com as novas exigências da sociedade.

Portanto ambas caminham suntas e são de extrema importancia para a corporação/empresa, para que os trabalhadores e a sociedade tenha capacidade de elaborar um Balanço Social consistente, coerente e impactante.

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com