Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Artigo: Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nih19 • 22/9/2014 • Artigo • 223 Palavras (1 Páginas) • 259 Visualizações
Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Conforme estudado em aulas anteriores, a evolução dos direitos humanos fundamentais teveinício com o reconhecimento das Liberdades Públicas, que foram a primeira geração de direitos humanos.
É importante sempre lembrar que, até este momento, na história dos direitos fundamentais, sempre quesurge uma nova geração de direitos humanos, essa nova geração vem para se somar às anteriores, representando um novo reconhecimento de direitos em caráter de ampliação da proteção, nunca com ointuito de negar qualquer direito que tenha sido anteriormente reconhecido.
Evolução Histórica e Doutrinária dos Direitos Humanos de Segunda Geração
Os direitos humanos fundamentais de segunda geração,de natureza social, econômica e cultural, possuem origem mais ligada às lutas das classes trabalhadoras após a Revolução Industrial e se inserem nas esferas do trabalho, das relações de produção e dosdireitos à assistência social, à associação sindical, ao descanso e ao lazer, à saúde, à educação, à livre participação na vida cultural da comunidade, entre outros.
Para uma efetiva compreensão decomo surgiram e se consolidaram, é muito importante que seja traçada uma linha do tempo retratando fatos e ideias de grande destaque ao longo do século XIX e início do XX.
Na Europa do século XIX, ocenário era de Liberalismo Econômico, com um Estado minimamente interventor e vigência das normas decorrentes das revoluções liberais. Também como consequência da
...