Exercício Sobre Weber
Trabalho Escolar: Exercício Sobre Weber. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunoH15 • 30/11/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
Exercício sobre Weber
1°) Relacione ciência e política.
R= Para Weber, o cientista é inspirado por seus próprios valores e ideias no desenvolvimento da ciência, porém este deve saber distinguir o que é verdade e o que vêm de suas crenças. A ciência é, portanto, racional, tenta explicar as consequências de determinados atos e serve como meio de auto-esclarecimento e conhecimento de fatores interrelacionados. A política, por outro lado, está relacionada a convicções e deveres, tomando conta de questões éticas e morais nascidas de considerações práticas historicamente colocadas na forma de problema. Desta forma, a política acha problemas e a ciência toma para si o dever de resolvê-los.
2°) Relacione valores e objetividade científica.
R= Como dito na questão anterior, o cientista é inspirado por seus próprios valores e ideias, sendo impossível livrar-se deles no desenvolvimento de pesquisas. Sendo assim, o cientista deve incorporá-los de modo consciente, controlado e não prejudicial à obtenção da verdade científica.
3°) Descreva as quatro ações, com exemplos.
R=
1ª – Ação racional com relação afins: É a ação completamente racional. Há a escolha racional dos melhores caminhos para alcançar um certo objetivo. Exemplo: Bolsa de valores, negociações imobiliárias.
2ª – Ação social racional com relação à valores: Aquela ação que não é orientada pelo fim, mas sim pelos valores neste envolvidos. Exemplo:
3ª – Ação social afetiva: Aquela guiada pelos sentimentos, tais como: amor, inveja, raiva, vingaça, etc. Exemplo: Aniversários, casamentos, funerais.
4ª – Ação social tradicional: Guiada pelas tradições ou costumes. Exemplos: Desfiles cívicos.
4°) Fale sobre o conceito de racionalidade e desencantamento.
R= A racionalidade é o processo de busca da razão. O processo pelo qual buscamos a verdade empírica no mundo através da ciência, atribuindo mais valor ao que é material, ao que é manipulado pela técnica. A consequência deste processo é o desencantamento, ou seja, a decadência da cultura e desvalorização da subjetividade, das emoções.
...