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FICHAMENTO A POLÍTICA - GIOVANI SARTORI

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

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Capítulo 7: Que é a Política?

  • A idéia de política tem uma longa trajetória histórica e seu significado variou imensamente nesse percurso.
  • Da noção grega de totalidade e sentido da vida em coletividade na polis, passou-se à noção romana do grupamento humano baseado no consentimento da lei (iuris societas de Cícero) e do homem não mais como animal político (Aristóteles), mas como animal social, que perdeu sua polis e adaptou-se à vida numa cosmópolis (Sêneca).
  • Qualquer aproximação simplista da noção grega de política com as acepções contemporâneas peca por desprezar dimensões essenciais do contexto grego, como por exemplo a quase inexistência de uma verticalidade hierárquica típica do conceito contemporâneo de política.
  • Os escritores medievais e os renascentistas ainda guardavam essa visão horizontal da concepção aristotélica da política, contrapondo o dominium politicum ao dominium regale e ao dominium despoticum, estes sim expressões da verticalidade. A tradução atual mais apropriada daquele dominium politicum seria “a boa sociedade”, uma sociedade sem Estado.
  • Até Maquiavel, a política está sempre associada a algum outro campo do sabe: à ética entre os gregos; ao direito entre os romanos; à teologia na Idade Média. Não constituía assim um campo de saber autônomo e específico. Sua autonomização como campo de saber específico nasce com a obra do florentino. Para ele a política tem suas próprias razões, não se confundindo com moral nem com religião.
  • Já Hobbes, embora superando o italiano tanto da autonomização da esfera do político quanto na busca de uma metodologia própria, científica, inspirada nos avanços teórico-metodológicos já assentados por Bacon, Galileu e Descartes, nunca tirou de Maquiavel o título de fundador da ciência política, porque seu método era dedutivo – próprio das ciências lógico-matemáticas. Ele não observava o mundo real.
  • Mais complicada e demorada que a separação conceitual entre política e moral foi a separação entre política e sociedade, atribuída a Locke, no bojo de sua teorização sobre o direito da maioria e a regra majoritária, na doutrina contratualista.
  • A autonomização da sociedade com relação ao Estado veio imbricada em outra separação: a da esfera econômica. Foram os economistas liberais do século XVIII (Smith, Ricardo) que primeiramente demostraram como a vida comum prosperava e se desenvolvia sem a intervenção do Estado.
  • O desenvolvimento da sociologia, a partir de Montesquieu, Saint-Simon e, especialmente, de Comte levou o descolamento do social ao paroxismo de passar a englobar todas as demais dimensões da realidade, incluindo a política, comprometendo a identidade mesma desta.
  • Atualmente, e paradoxalmente, a política vive uma crise de identidade que pode ser medida por seu desaparecimento, como verbete, na edição de 1965 da Encyclopaedia Britannica. Paradoxalmente porque a política tem uma presença cada vez mais difundida e intensa no mundo contemporâneo.
  • “As dificuldades da ciência política contemporânea decorrem, em não pequena parte da atividade política, isto é, do seu objeto”.

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