FICHAMENTO MAQUIAVEL
Por: thales.martins • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.221 Palavras (9 Páginas) • 371 Visualizações
Textos de Maquiavel
Capitulo 1
De quantas espécies são os principados e de que modo se adquirem
Os Estados, que exercem ou já exerceram a dominação sobre os homens, tem como bases estruturais a republica ou o principado. Para chegar a liderança do principado tem-se a forma hereditária, que é a seguida de uma linhagem familiar, ou a nova, ocorrendo a mudança da família que esta no poder ou apenas acrescendo a antiga linhagem . os locais dominados ou são governados por um príncipe, ou conquistaram a liberdade, que pode ser conquistada através de revoltas armadas ou por fortuna e virtudes.
Capitulo 2
Os principados hereditários
São mantidos mais facilmente que os novos, pois o príncipe só necessita de seguir a cadeia familiar e manter a estrutura da mesma , e em seguida o contextualizar com os acontecimentos .
Capitulo 3
Dos principados mistos
Diferente dos principados hereditário , os novos enfrentam grandes dificuldades. Visto que a população se rebela contra poderes em solidificação, sempre buscando a melhorias , entretanto isso não passa de algo ilusório, pois no fim sempre piora . A forma achada para o fim desta rebeliões é a total repressão, demonstrando assim a força do novo principado.
A dominação de novos territórios por um determinado Estado, ocorre de forma gradativa, para que não ocorra grandes rebeliões. Primeiramente o Estado da há este povo dominado uma certa liberdade, mantendo sua cultura e costumes. Entretanto com o passar do tempo, para se manter com este domínio, os dominantes terão que residir em seus domínios. Demonstrando assim de fato quem estada de frente deste território .
Para mostrar toda sua força, o novo Estado,da terra aos colonos, que eram camponeses rebeldes , deixando os satisfeitos e os tornando aliados do principado. Diminuindo assim a resistência dos povos locais.
Capitulo 4
Por que motivos o reino de Dario que foi ocupado por Alexandre, não se rebelou contra o sucessores do macedônio após a morte deste
Existem duas formar distintas de um principado ser governar, são elas : com a figura do príncipe tendo todo o poder, onde todos os demais são seu servidores, e eles indica certas pessoas para o ajudar a governar o seu reino, como ministro. Entretanto ele troca e os move na hora que bem entender. Ou por um príncipe, e por barões onde seus títulos nobiliários são por sua ascensão, não por indicação do rei. Alem disso eles detém um poder local, em que as ordens obedecidas são as suas.
Capitulo 5
Como se deve governar as cidades ou principados que ,antes de serem ocupadas, se regiam por leis proprias
Existem tres maneiras de exercer esta dominação, são elas: a destruição, transferir-se para lá e deixar viver com a suas leis entretanto cobrando impostos e deixando nele um governo de confiança. Desta forma pode ocorrer a concervação de um determinado territorio que tem sua proprias leis.
Capitulo 6
Dos principados novos que se conquistarm com proprias armas e valores ( virtude)
Após a ocupação da nova terra há uma disputa por quem sera o novo pincipe, desta froma oque vai contar para alguem chegar ao topo, seram o0s feitos na batalha de conquista ou os seu valores (virtudes).
Capitulo 7
Dos principados novos que se conquistarm com armas e furtunas de outrem.
Se os fudadores deste princiádos não tiverem fortuna o bastante para os assegurar, copiando as formas de governo dos antigos principes , antes que aja uma grande controversia. Esta situação ocorre pois estes tiopos de principes foram banhados no berço de ouro, sem contato social , desta forma eles não tem o que é necessario para a segurar a segmentação do reino.
Capitulo 8
Dos que chegaram ao principado por meios de crimes
Existem mais dois meios de cidadãos noirmais chegarem ao poder, sem ser por futuna ou virtude. Estas formas são a pratica de ação celeradas e nefandas , ou o favor dos outros concidadão.
Capitulo 9
Do principado civil
A forma de chegar a este principado é diferente das já demonstradas, já que não necessita obrigatoriamente de virtude ou fortuna, mas sim de uma astucia afortunada e do apoio do seus concidadãos. As classes tem ideias diferentes para exercer o poder, os ricos querem conquistar o poder para oprimir os pobre, já os pobre querem apenas acabar com a opressão sofrida. E é nesse contexto que surge o pricipado ou a liberade ou a anarquia.
Mas como pode ser visto, ao chegar ao poder, o principe tem que ter obrigatoriamente o apoio do povo, para que seu governo seja duradouro. Isto ocorre porque a epócas em que o gverno tem grande necessidade do povo, e alem disso com a maioria ao seu lado, ocorrerá um numero bem menor de revoltas contra ele. Desta forma um principe esperto sempre fara com que o seu suditos tenham necessidades dele e do Estado, com isso não deixaram de serem fieis.
Capitulo 10
Como se deve medir as forças de todos os principados
As forçãs do principado, são medidas no contexto militar, com a prerrogativa do Estado, sozinho , aguentar ou não ataques e investidas de quem quiser que seja. Demonstrando desta forma auto suficiencia monetaria e militar. Quando não há essa auto suficiencia, os Estados se alocam atras das grandes barreiras das cidades.
Capitulo 11
Dos principados eclesiasticos
O ultio modelo de principado, é o mais dificil de ter a posse, necessita-se de virtude e boa sorte . Entretanto para ser conservado não necessita disto, já que as religioes deste contexto são estruturalmente bem solidades e daom total apoio ao principe. Mas vale lembrar que este reis são os unicos que detem o Estado e não os defende, que tem suditos mais não os governam. Há algo transcedental no dominio do suditos, onde há verdades absolutas e inegaveis, desta forma ocorre uma grande rigidez neste dominio. Tornando os principados seguros e felizes.
Capitulo 12
Dos soldados mercenarios e da especie de milicias
É brigatorio um principe ter dois foprte alicerces, para que seu Estado não entre em ruinas, são eles: boas leis e bons exercitos. Sem bons exercitos não tem comeexercer a lei, e sem boas leis não há exercito que suporte as rebeliões. Estes exercitos podem ser proprios, mercenarios, auxiliares ou mistos.
Um estado que confia toda sua força militar aos mercenarios esta taxada a não ter tranquilidade, vist que este tipio de exercito é ganancioso e não é unificado. Eles estao ao seu lado, entretanto rapidamente podem estar contra voce, isso ira de acordo com seus interesses.
...