Fatos Que Se Excluem Da Necessidade De Comprovação
Monografias: Fatos Que Se Excluem Da Necessidade De Comprovação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mimsanrod • 21/11/2014 • 943 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
01. Em relação ao incidente de insanidade mental, o Código de Processo Penal
a)condiciona a sua instauração a requerimento feito pelo Ministério Público, defensor, curador, ascendente, descendente, irmão ou cônjuge.
b)admite a sua instauração ainda na fase de inquérito, mediante representação da autoridade policial ao juiz competente.
c)prevê que o juiz nomeie curador ao acusado somente depois de os peritos concluírem pela sua inimputabilidade.
d)estipula que nenhum ato ou diligência seja praticado durante o período de suspensão do processo em virtude da instauração do incidente.
02. Acerca da prova no processo penal, assinale a opção correta.
a)Os fatos, ainda que axiomáticos, isto é, evidentes por si mesmo, precisam ser provados
b)Pelo sistema de íntima convicção ou certeza moral do juiz, é livre a apreciação da prova e prescindível a fundamentação da decisão que a acata ou refuta.
c)No processo penal, não dependem de prova os fatos afirmados pelo autor e confessados pelo réu e aqueles admitidos no processo como incontroversos
d)O ascendente e o descendente do acusado podem, em qualquer hipótese, recusar-se a depor.
03. Em relação às medidas assecuratórias, o Código de Processo Penal estabelece que
a) o sequestro não pode ser levantado no caso de o acusado prestar caução.
b) o sequestro somente pode ser decretado de ofício ou a requerimento do Ministério Público, em qualquer fase do processo ou antes de oferecida a denúncia.
c) o sequestro somente pode ser embargado por terceiro de boa-fé.
d) é necessário que haja indícios veementes da proveniência ilícita do bem, para o decreto de hipoteca legal no curso do inquérito.
e) o Juiz determinará a alienação antecipada para preservação do valor dos bens sempre que estiverem sujeitos a qualquer grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para sua manutenção.
04. Quanto às medidas assecuratórias, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:
a) Em caso de alienação antecipada, não alcançado o valor estipulado pela administração judicial, será realizado novo leilão, podendo os bens ser alienados por valor não inferior a 75% do estipulado na avaliação judicial.
b) A especialização da hipoteca e o arresto correrão nos próprios autos do inquérito ou ação penal.
c) A hipoteca legal sobre os imóveis do indiciado poderá ser requerida pelo ofendido em qualquer fase do processo, desde que haja certeza da infração e indícios suficientes da autoria.
d) O sequestro poderá ser embargado pelo Ministério Público.
e) Se o réu oferecer caução suficiente, em dinheiro ou em títulos da dívida pública, pelo valor de sua cotação em Bolsa, o juiz poderá mandar deixar de proceder ao sequestro de bem imóvel.
05. Ricardo, funcionário público, responde a processo criminal em liberdade, acusado de praticar crime de prevaricação. No curso do processo, após instauração de incidente de sanidade mental, os peritos concluem pela semi-imputabilidade do agente. Neste caso, o juiz
a) não poderá determinar a internação provisória do acusado, porque o crime não foi cometido com violência ou grave ameaça.
b) poderá determinar a internação provisória do acusado, havendo risco de reiteração da conduta.
c) não poderá determinar a internação provisória do acusado, porque o laudo concluiu que ele é semi-imputável, sendo necessário aguardar o desfecho da ação penal para eventual internação.
d) poderá determinar a internação provisória do acusado, pelo prazo máximo de sessenta dias, havendo risco de reiteração da conduta.
e) não poderá determinar a internação provisória do acusado, porque a pena mínima cominada ao crime não é igual ou superior a quatro anos.
06. O Código de Processo Penal prevê as seguintes espécies de exceções:
a) impedimento; suspeição; incompetência de juízo; litispendência e coisa julgada.
b) incompetência
...