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Fichamento: Ética Protestante e o Espírito do captalismo

Por:   •  18/5/2016  •  Resenha  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  893 Visualizações

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PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ

CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ – USJ

CURSO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

RENAN VILELA

FICHA DE LEITURA

Trabalho elaborado para a disciplina de ética e Tradições Religiosas do Curso de Ciências da Religião do Centro Universitário Municipal de São José – USJ

Prof. Dr Roberto Antonio Capiotti da Silva

São José

2015

RENAN VILELA

FICHA DE LEITURA

ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DE CAPITALISMO

Autor: Max Weber

Ano: 1904

Max Weber, foi um dos últimos sociólogos clássicos que trouxe métodos para análise da sociologia, um dos seus trabalhos mais importante é o livro “ética protestante e o espírito do capitalismo”, neste livro, Weber analisa o capitalismo moderno por um viés destinto, por uma ótica jamais vista anteriormente, Weber tinha como objeto de estudo a “Ação Social” ou seja, qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação de outros.

No livro “Ética Protestante e o espírito do capitalismo” Weber analisa diante do contexto histórico que vivia que certos países eram mais desenvolvidos economicamente que outros como holanda, Inglaterra e os EUA, ele observou que esses países além de serem grandes potências também tinham outro elemento em comum, eles eram predominantemente protestantes, portanto, weber via que o capitalismo moderno provinha de uma visão religiosa, de um ideal, ou seja, Weber buscou a relação que a religião tinha na vida secular destes países.

Essas ações éticas, teriam sido encorajadas pela religião protestantes, portanto weber recorreu a tais seitas para buscar identificar quais as possíveis características que levaram seus seguidores a desenvolver uma conduta propícia ao desenvolvimento econômico.

Para weber, só desses países existia um espírito de capitalismo era algo muito particular e seria dessa concepção desse modo ético de se portar que provinha o capitalismo moderno.

Max argumenta, que quando Lutero na reforma introduz a ideia de que a salvação era concebida pela fé, deu-se mais a importância ao ato de crente, do modo que ele se portaria diante das relações da sociedade.

Isto permitiu para que posteriormente joão calvino refinasse a ideia inicial de Lutero e elaborasse uma teoria de predestinação, ou seja, acreditava-se que os homens já nasciam destinados à salvação ou à danação eterna, portanto os que seriam salvos já estava escrito, já estava feito e nada poderiam fazer para mudar isso.

Diante disso, weber coloca a questão de como o crente calvinista saberia de sua salvação? ora, para os calvinistas ele não saberia, no entanto haviam

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