Fundamentos
Artigo: Fundamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mdlsc • 27/3/2015 • 1.531 Palavras (7 Páginas) • 126 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
NOME: BARBARA CONCEIÇÃO RA: 6571231396
NOME: DARLENE BENITES RA: 6952486927
NOME: DÉBORA DE FREITAS RA: 7124496878
NOME: JERUSA SOARES RA: 6952483524
NOME: PAOLA CARDOSO RA: 6788403073
RIO GRANDE-RS
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II”, sob orientação do professor-tutor a distância Ms Cristina Vaz Vaez Gomes.
RIO GRANDE-RS
2014
Introdução:
A ATPS de Fundamentos históricos e teóricos metodológicos do serviço social ira mostrar as mudanças em relação os serviço social perante a sociedade, já que antigamente o Serviço Social era uma categoria formada por pessoas que tinham em comum a vontade de mudar a história objetivando mudar a forma tradicional assistencialista em que os profissionais eram obrigados a atuarem.
Esta relação do Serviço Social com a teoria marxista foi possível para compreender na reflexão de intervenção sócio-profissional e sobretudo para fundamentar a teoria e a prática profissional, cuja conquista fundamental foi a consciência do profissional de sua condição de trabalhador, que rebate na organização política na categoria e na reflexão marxista que gradativamente, se apropria a realidade social, aprendendo o trabalho como elemento fundamental da vida social. Devido à emergência de legitimação da profissão e mudanças sócio – históricas, necessitando de desvincular as idéias de Assistência e Assistencialismo, onde se estudava casos isolados e não se analisava a sociedade em sua totalidade.
O processo de renovação crítica do Serviço Social tem sua marca atrelada ao circuito sócio-político e histórico da América Latina anos de 1960; período marcado pela efervescência dos movimentos sociais, determinado tanto pela crise mundial do padrão de acumulação capitalista, gerados após a II Guerra, como à inserção dos países latinos na nova divisão internacional do trabalho com a implantação da política econômica desenvolvimentista que veio para ampliar as contradições e as desigualdades sociais. Em meio a toda essa efervescência política, destaca-se ainda os impactos da Revolução Cubana e os movimentos políticos vinculados ao socialismo e ao marxismo como a experiência do Chile. Todos estes fatores foram decisivos na inquietação dos assistentes sociais quanto o seu papel profissional mediante as expressões da “questão social”.
O movimento de Reconceituação foi importante para o Serviço Social porque houve renovação dos conceitos, do pensar e do agir do profissional envolvido, que ansiava por uma formação qualificada, com fundamentação teórica e técnicas precisas.
Antigamente, O Serviço Social era uma categoria formada por pessoas que tinham em comum a vontade de mudar a história objetivando mudar a forma tradicional assistencialista em que os profissionais eram obrigados a atuarem. Em geral, os agentes sociais eram moças da sociedade que prestavam auxílios juntos ás classes menos favorecida, através de entrevistas, visitas domiciliares, ajuda material direto ou indireto, aconselhamento, e com a finalidade de apaziguar conflitos sociais gerados pela exploração do trabalho e crescimento da pobreza, gerando profundas desigualdades sociais. Eram influenciadas e acompanhadas pela Igreja Católica,
Essa forma de atuação começou a ser contrariada no início da década de 60, quando surgiram dois partidos: os reformistas democratas (propunham projetos desenvolvimentistas) e os radicais democratas (propunham uma ruptura radical com o conservadorismo profissional). Esse foi o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina que tomou força no sentido de romper com o Serviço Social tradicional e conservador buscando uma identidade profissional voltada para a classe trabalhadora.
Esse Movimento fortaleceu a categoria levando os profissionais a lutarem pela conscientização político-social e a valorização da profissão. A partir dessa época, o Serviço Social vem avançado muito tendo vários direitos alcançados, sendo reconhecida pela sociedade atual atuando em vários setores como áreas da educação, saúde, trabalho, justiça e segurança, abrangendo empresas, comunidades, grupos, famílias e indivíduos.
Algumas leis vieram para contribui para o desempenho e eficácia do profissional como a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS - 1993; as Políticas Nacionais de Assistência Social - PNAS; e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O Seminário de Teorização do Serviço Social, promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), teve como finalidade o estudo do Serviço Social nos seus aspectos teóricos e práticos. Desse encontro resultaram documentos que refletem o pensamento dos profissionais, são: Documento de Araxá, Documento de Teresópolis e o Documento de Sumaré. São ricas
...