Fundamentos Sociológicos
Trabalho Universitário: Fundamentos Sociológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deiateod • 6/4/2014 • 1.468 Palavras (6 Páginas) • 274 Visualizações
Introdução
A sociologia tem como principal objeto de estudo a sociedade, estuda os fenômenos sociais compreendendo as diversidades culturais.
Sociologia o termo foi criado em 1838 (século XIX) por Auguste Comte, porque ele queria unir as áreas cientificas que estudam o homem como – psicologia, filosofia, e a economia. Foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a sociologia se institucionalizou como ciência.
Com a Revolução Industrial e a Francesa, por volta do século XVIII a sociologia surge como disciplina acadêmica para a compreensão do novo desafio: A Sociedade Moderna. Visando as novas formas de sociedade, organização e estruturas.
A função da sociologia é ao mesmo tempo observar os fenômenos sociais que refletem nas relações sociais, e se preocupa também com os surgimentos de novos eventos que poderá ser preponderante na vida social dos cidadãos como, por exemplo: o capitalismo, explicando os significados e a importância destes eventos na vida social.
Os sociólogos estudam as estruturas organizacionais de grupos sociais tais como: (ribeirinhos, aborígenes, indígenas, etc.) como grupos étnicos raciais (comunidades negras, japonesas, etc.), grupos de classe social (trabalhadores, empresários, esportistas, etc.), gêneros (homens, mulheres, crianças, adolescentes), violência (crimes, corrupção, transito), famílias, Estado, escolas e religiões, etc.
A sociologia é uma disciplina abrangente, utilizada como formação de pensamentos críticos, aborda também reflexões humanísticas, ideológicas. A ciência sociológica nasce da própria fonte de estudo a sociedade, com a evolução social que se teve no início da revolução industrial houve a necessidade de organizar e estruturar o meio em que as pessoas estavam vivendo, não que não houvesse esta organização e estruturação, porém com as indústrias, o começo do surgimento da tecnologia, as pessoas tiveram que se adaptarem as novas mudanças nas quais elas não estavam preparadas, contudo houve esta necessidade de algo que pudesse cientificamente analisar, estudar, buscar melhorar a sociedade.
A Sociologia e suas Contribuições para a Educação.
A sociologia é a ciência que estuda o comportamento em função do meio, ou seja, ela estuda os objetos que ligam as pessoas em grupos, comunidades, observa a sociedade, pois envolve várias áreas: políticas, econômicas, familiar, cultural, comunitária. Ela permite que os professores e alunos se aprofunde nos processos sociais, analisando a escola estruturada socialmente, o comportamento e a personalidade de cada um.
A maior dificuldade para a sociologia e que nem todos estão dispostos a essa aprendizagem. A discussão sociológica colabora com a escola e o professor, ensinando – os a enfrentarem os desafios que lhes são colocados a partir da sua realidade social, a discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social.
A maior contribuição dos sociólogos para a educação foi mostrar a verdadeira desigualdade social que assume a escola em nossa sociedade, ou seja, é preciso fazer a escola compreender que a mesma não tem apenas o papel de formação dos sujeitos sociais, mas um papel comprometido com a dinâmica social dominante.
O maior problema hoje em dia na educação, para a sociologia é a desigualdade social, e a violência urbana.
Deve – se corrigir alguns erros da sociedade para esta seja absolutamente plena, deve ser mostrada que a escola não é uma instituição neutra e sim que tem posições, e deve abordar diversos assuntos, para isso deve ser investido em profissionais, pois, a escola neste mundo que se transforma, deve estar equilibrado entre uma função sistêmica de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade.
A escola dever estar vinculada à realidade de seus alunos estabelecendo a relação entre teoria e prática, de formas flexíveis. Estruturando a educação a sociedade alavancará um grande passo para uma mudança benéfica a todo o país.
Sociologia da Educação no Cotidiano da Sociedade Atual
Toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (o que deve ser obedecido, quem deve ser respeitado), hábitos e costumes.
A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. (Cristina Costa)
A educação e integração de um ser humano na sociedade atual são iniciadas cedo, a partir da educação infantil. Hoje em dia, é muito difícil educarmos do jeito certo, pois a sociedade ensina muitas coisas erradas, ensina coisas que contradizem com a educação que muitas vezes recebemos (educação esta, que pode ser chamada "cultura"). E essas coisas erradas, a falta de informação e até mesmo a ignorancia de muitos são responsaveís diretamente pela a sociedade atual e seus declínios.
Considerando tudo o que vimos até agora, os atos de uma parte da sociedade refletem na outra parte conseqüentemente. A falta de consciência e informação leva a situação precária que muitos se encontram. E a boa formação acadêmica e familiar acarretaria uma sociedade igualitária, culta e uma melhor vida social.
Sociologia e Situações Cotidianas
“Se agimos, somos responsáveis pelo que se realiza através de nossa ação; se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que não fizemos."
Na área da educação temos que tomar posições e ter atitudes na hora de decidir, mudando pensamentos e dando uma direção a nossa imaginação. Porque a nossa ação nos tornará responsável pelo o que somos, ou queremos ser. E são através das nossas atitudes que mostrará quem realmente somos.
Fonte: Ponto Info
Na área profissional exige normas e regras a serem seguidas socialmente, estabelecendo como as pessoas devem agir. Muitas vezes temos a oportunidade de vermos em algumas situações, que agimos
...