GESTÃO OPERACIONAL
Monografias: GESTÃO OPERACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lapetina • 14/7/2014 • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 1.118 Visualizações
1) Em que consiste cada etapa do ciclo PEAC?
O ciclo PEAC, pertence a quatro etapas do termo Gestão, que são os seguintes:
Planejamento;
Execução;
Avaliação; e
Controle.
O Planejamento nos fornece orientações diretivas, definindo metas, métodos, técnicas e ferramentas para que a próxima etapa de execução seja realizada;
Na Execução, as atividades são preparatórias para capacitar as pessoas envolvidas tornando-as capazes de executar o que foi programado na etapa do planejamento;
Na Avaliação o controle é o principal objetivo, oferecendo dados para a próxima etapa, comparando o que foi planejado com o que foi realizado;
A etapa do Controle tem caráter decisório e executivo. Nela podemos contemplar as atividades de tomadas de decisões, corrigir as disfunções apontadas na avaliação, rever o planejamento anterior e executar ações corretivas e de melhorias.
2) Em Administração Pública, como Gestão Operacional pode ser definida?
Sua definição é apontada dentro do conjunto de todas as ações que foram planejadas e são executadas. Estas ações podem ser implantadas em todos os setores de prestação de serviço público nas três instâncias, federal, estadual e municipal, e também nas organizações estatais que são integrantes da estrutura do poder do Estado.
3) Quais são os três ciclos de gestão PEAC da Administração Pública?
Os três ciclos são:
Gestão Estratégica – que abrange as políticas públicas;
Gestão Tática – diz respeito aos planos diretores e aos planos plurianuais e seus respectivos programas;
Gestão Operacional – objetiva as ações operacionais de prestação de serviços públicos par seus usuários e beneficiários.
4) As principais características de cada um dos ciclos de gestão são examinados por meio de variáveis que permitem uma percepção comparada entre os ciclos.
Descreva os pontos críticos dos ciclos de políticas públicas e de planos e programas em função da variável Importância Relativa das Etapas.
A descrição dos pontos críticos dentro do ciclo de políticas públicas, são os esforços diferenciados que cada gestor público terá que se dedicar e se empenhar nas etapas do ciclo, principalmente na formulação (planejamento) e implementação (execução) de políticas públicas, pois é um ciclo longo e pode abranger a troca de governos, pois em caso de descontinuidade administrativa, as etapas de avaliação e de controle podem deixar de serem realizadas. No ciclo de planos e programas, a dedicação e observação de cada ciclo, tem que ser de forma igualitária e incisiva, pois as observações dos agentes internos, externos e sociais são realizadas de forma intensiva a todos os conteúdos do ciclo.
5) Quais impactos que os pontos críticos descritos na questão 4 causam na Gestão Operacional?
Os impactos dos pontos críticos na Gestão Operacional são os principais motivos para que um projeto de política pública que não seja realizado de forma uniforme e organizacional, principalmente quando não se observa as peculiaridades das etapas de formulação e implementação do projeto durante as etapas. Sem as devidas observações feitas durante o processo, toda etapa de avaliação e controle, tornam-se desgastantes para os gestores envolvidos, pois sabemos que é uma parte importante da gestão.
6) Porque no ciclo de gestão de políticas públicas as etapas de avaliação e controle são de difícil execução?
Devido ao longo período do ciclo de formulação e implementação, as etapas de avaliação e controle podem ser afetadas por uma descontinuidade administrativa em caso de mudança de governo.
7) Porque o ciclo de gestão de planos e programas é o que exerce impacto mais direto na Gestão Operacional?
Porque este ciclo contempla o orçamento público e está vinculado ao controle financeiro de despesas e trata do delineamento legal orçamentário e leis organizativas vigentes. Que devido ao seu alto grau de detalhamento e prescrição, necessita de dedicação à sua formulação e execução.
8) Descreva as Características do ciclo de Gestão de Ações com base nas variáveis: relativa das etapas de ciclo, modelo de gestão, indicativos de institucionalização, processos decisórios e sistemas de informação.
Na variável relativa das etapas de ciclo, é caracterizada pelas informações veiculadas nas mídias de maior circulação como: jornais impressos, programas televisivos e na internet, em órgãos de controle interno, externo e social como controladorias, procuradorias e tribunais de justiças que analisam intensivamente os conteúdos deste ciclo.
No Modelo de Gestão, há um modelo de normativo com alto nível de prescrição. Neste ciclo, a gestão é prescritiva e fortemente centrada nos controles.
A variável de indicativos de institucionalização apresentam indicativos formais em maior quantidade, com as metodologias e ferramentas preconizadas em dispositivos legais. Neste ciclo, os instrumentos orçamentários e financeiros apresentam-se de forma mais detalhada do que os instrumentos diretivos. Os níveis de institucionalização são verificados por meio de leis, normas e instrumentos que condicionam e apoiam o ciclo. A força burocrática é bastante visível, facilitando ou dificultando a prestação de serviços públicos, observando a dificuldade nas ações discricionárias da Gestão Operacional.
Já nos processos decisórios temos como característica, o modelo racional, em que o gestor tem espaços discricionários muito restritos, principalmente nas ações
...