Gestão De Qualidade
Trabalho Escolar: Gestão De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: labarcas • 2/11/2014 • 4.431 Palavras (18 Páginas) • 287 Visualizações
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Administração
Polo Campinas – FAC III
Professor EAD: Profª Mônica Satolani
Florença Maria Palma Labarca – RA 2321371835
Karla Egídio P. V. Lima – RA 2627484114
Moacyr Amaral Pompeu Loureiro – RA 2330434015
Sabrina Baú Betim – RA 2627484129
ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADAS DE
GESTÃO DA QUALIDADE
CAMPINAS/SP
SETEMBRO/2014
Florença Maria Palma Labarca – RA 2321371835
Karla Egídio P. V. Lima – RA 2627484114
Moacyr Amaral Pompeu Loureiro – RA 2330434015
Sabrina Baú Betim – RA 2627484129
ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADAS DE
GESTÃO DA QUALIDADE
CAMPINAS/SP
SETEMBRO/2014
SUMÁRIO
ETAPA 1 4
O QUE É QUALIDADE? 4
COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO? 4
O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO? 6
QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS “GURUS” DA QUALIDADE? 7
ETAPA 2 12
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL – TQM (TOTAL QUALITY MANAGEMENT) 12
CICLO PDCA 13
COMO O CICLO PDCA CONTRIBUI PARA UMA MELHOR GESTÃO EM TQM? 14
ETAPA 3 16
CONTROLE DA QUALIDADE ON-LINE 16
FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO DA QUALIDADE 16
“ENTRE AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE, QUAIS AS MAIS IMPORTANTES IDENTIFICADAS PELA EQUIPE?”. 17
ETAPA 4 18
PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA 18
BENEFÍCIOS DA MELHORIA CONTÍNUA 18
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 20
ETAPA 1
O QUE É QUALIDADE?
“Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”. Esta é a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro. A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas das empresas. A qualidade está ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício.
COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO?
O conceito de qualidade mudou muito ao longo do século XX. Primeiramente, a qualidade era praticada somente como uma forma de conferir o trabalho dos artesãos. Ultimamente, motivado pela intensa saturação de produtos nos mercados, a crescente competitividade entre as empresas e pela globalização econômica, esse conceito evoluiu e tornou-se uma exigência dos clientes e não mais uma oferta dos fabricantes. O histórico da qualidade demonstra que diferentes enfoques foram adotados ao longo do tempo, tornando-se questão primordial no sucesso das empresas, o seu perfeito entendimento, devido ao acirramento da competitividade em virtude da globalização da economia.
A fase da produção artesanal caracterizou-se pela total interação entre o produtor e o consumidor, propiciando que este passasse diretamente àqueles suas expectativas. Posteriormente, a Revolução Industrial provocou uma grande mudança na abordagem da qualidade, pois, com o aumento da escala da produção, foi introduzido o conceito de controle da qualidade. Na abordagem anterior, o foco era na inspeção do produto final; com a introdução do controle da qualidade, a inspeção passa a ser nas diferentes etapas do processo produtivo, pelo controle estatístico da qualidade, com ênfase na detecção de defeitos. A constatação de que muitos problemas de qualidade tinham origem em falhas gerenciais e não técnicas, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias que propiciaram maior confiabilidade às ferramentas de controle utilizadas, permitiu que uma nova e importante mudança na abordagem da questão da qualidade nas empresas fosse introduzida. Os chamados Sistemas de Gestão da Qualidade trocaram ações de controle da qualidade, como foco voltado à detecção de defeitos, por ações de administração da qualidade, focando na prevenção de defeitos.
Recentemente, o conceito de qualidade evoluiu formalmente para a função de gerenciamento, deixando a função original de somente ter relação com as funções de inspeção, passando a ser tratada, dentro das empresas, como essencial para o sucesso de um produto. Dentro das organizações, a qualidade incorpora agora, além dos aspectos de inspeção dos produtos, funções que vão da engenharia ao marketing, deixando de ser somente corretiva para ser sistêmica e holística.
QUADRO 1: PRINCIPAIS EVENTOS DO DESENVOLVIMENTO DA QUALIDADE
1917 RADFORD, G. S. The Control of Quality (O Controle de Qualidade)
1922 RADFORD, G. S. The Control of Quality in Manufacturing (O controle de Qualidade em Manufatura)
1924 SHEWHART, W. A. Statistical Quality Control (Controle de Qualidade Estatística)
1943 ISHIKAWA. Diagrama de Causa-Efeito (Espinha de Peixe)
1946 A.
...