Gestão do Conhecimento ATPS
Projeto de pesquisa: Gestão do Conhecimento ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dody • 13/11/2013 • Projeto de pesquisa • 3.111 Palavras (13 Páginas) • 190 Visualizações
ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATPS GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho elaborado para fins de avaliação parcialmente da disciplina de Gestão do Conhecimento , do Administração da Universidade Anhanguera curso de Uniderp Centro de Educação a Distância, sob orientação da professora interativa Me. Maurício Dias e do professor local James Dupont.
São Pedro do Sul, RS.
2013
3
4
4
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................3
3
GESTÃO DO CONHECIMENTO......................................................................4 4
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CRESCIMENTO.................. 5 4
5
BASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO................................................7 7
DIFERENÇA ENTRE VISÃO TRADICIONAL E GESTÃO
DO CONHECIMENTO......................................................................................9 8
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL.........................................................................................10 8
BENCHMARKING SOBRE GC, ENTREVISTA COM EMPRESAS.............11
CLUSTER...........................................................................................................12
RELATÓRIO DOS CONCEITOS ESTUDADO...............................................14
CONCLUSÃO.....................................................................................................15
8
8
10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................16 11
5
7
8
8
8
8
10
11
INTRODUÇÃO
Tendo em vista o conhecimento do conceito de Gestão do Conhecimento (GC) sabemos que ela representa um conjunto interdependente de práticas organizacionais destinadas a promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo dos saberes individuais e coletivos das pessoas que trabalham em uma comunidade.
Este trabalho visa o estudo da GC e suas práticas de forma consciente ou informal, a GC é uma atividade fundamental no processo de maturação de uma organização, pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade. Ela contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização e para construir o seu patrimônio principal: o corpus humano com uma inteligência direcionada para o cumprimento de sua missão na sociedade.
Veremos que a GC também facilita a construção de um modelo de maturidade adequado para a organização e permite o desenvolvimento colaborativo dos recursos humanos e materiais necessários para o crescimento coletivo de acordo com esse modelo.
Contudo, ao terminar esta introdução observaremos a importância dos conceitos básicos e as principais tendências da Gestão de Conhecimento, tendo como foco os seguintes aspectos: processos, áreas de conhecimento, organização, infra-estrutura tecnológica, gerenciamento e fatores chave de sucesso. Também são apresentados conceitos de Workflow, uma ferramenta de suporte tecnológico necessária para a implantação de uma estratégia de Gestão do Conhecimento.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.
A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa. Agregando valores às pessoas e à empresa. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades. Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.
Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor. A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização.
...