Historiografia
Tese: Historiografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolmesa00 • 2/10/2013 • Tese • 660 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
1 – Segundo o Prof. Luiz Alves Filho, as Ciências Sociais necessitam de metodologias das quais o cientista ou o estudioso as utiliza ao observar os fenômenos ou fatos sociais, produzindo conhecimento científico e trazendo luz às dúvidas pertinentes do cotidiano. Tais métodos são a Sociologia Política, Ciência Política, Filosofia Política e Historiografia ou História dos fatos Políticos. Defina cada um dos métodos, delimitando respectivamente as suas áreas de atuação.
Resposta: Sociologia Política é o ramo da sociologia que reflete sobre o poder, o Estado e o dever político. É o estudo das bases sociais da política. A Sociologia ajuda a entender a politica em si. Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo. Historiografia designa não apenas o registro escrito da História, a memória estabelecida pela própria humanidade através da escrita do seu próprio passado, mas também a ciência da História. – Todos podem atuar tanto na área de ensino quanto na de pesquisa.
2 – Defina Senso Comum. Quais as características do Senso comum?
Resposta: Senso comum é uma opinião baseada em hábitos, pré-conceitos e tradições cristalizadas. Suas características são subjetividade, qualitativos, heterogêneos e individualistas.
3 – Defina Atitude científica. Quais as características da atitude científica?
Resposta: Baseia-se em pesquisa, investigação metódica e sistemática e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. Suas características são objetividade, quantitativo, homogêneo e generalista.
4 – Em que pressupostos teóricos Augusto Comte funda a Física Social, mais tarde chamada de Sociologia?
Resposta: Comte desenvolveu sua ciência, a Física Social, que seria positiva, assim como as outras ciências em que ele se baseou e considerou que atingiram a positividade. Tal nova ciência admite como fonte única de conhecimento a utilização do método baseado na observação, dados sensíveis, positivos e a experimentação. Comte desejava analisar os aspectos constantes da sociedade para posteriormente analisar as dinâmicas. Para ele, o conhecimento da humanidade passaria por estágios necessários para seu amadurecimento. O primeiro estado seria o teológico, o segundo seria metafísico e finalmente o positivo.
5 – Augusto Comte sistematiza a atividade humana historicamente em 03 estágios “evolutivos”. Sabemos que estes são: Teológico, Metafísico e Positivo. Defina cada um deles.
Resposta: O primeiro estado seria o teológico, no qual a sociedade entende o mundo a partir de mitos e crenças religiosas, o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. O segundo seria metafísico no qual a ignorância da
...