IDEOLOGIA
Por: rafapassareli • 7/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 163 Visualizações
O que è Ideologia?
1º O Que São os Universais Abstratos?
R: São nada mais que á transformação das ideias particulares da classe dominante, em ideias universais. Assim mascarando a percepção dos dominados em relação a sua concreta finalidade em estabelecer na sociedade sua hegemonia. Os dominados no seu ponto de vista se sentem com o mesmo instinto de igualdade perante os dominantes, permanecendo em suas realidades sociais como atividades econômicas, políticas e culturais.
2º O Que Significa o Conceito de Hegemonia? Exemplifique.
R: Hegemonia significa superioridade sobre qualquer ato, que dizer que e soberano, esta acima de qualquer coisa, e a qualquer um. Exemplo o Estado é uma forma autônoma de Hegemonia que nós respondemos a ele no interesse coletivo da sociedade.
3º Deferir o Conceito de Ideologia de Acordo com:
- Os Iluministas
- Comte
- Durkneim
- Hegel
A) Os Iluministas na verdade representam as ideias dos burgueses, com suas táticas foram racionalizando ideias em seus benefícios assim à classe menos favorecida aceitou pacificamente seus ideais. Assim transformado os tempos até chegarmos aos dias atuais.
B) No sentido utilizado por Comte ele resalta dois meios um é a formação de ideias por meio das sensações e articulação de seu entendimento referente ao mundo. O outro significado é o controle de ideias que flora em uma época, tanto do ponto de vista comum quanto em teorias vigentes nesta mesma.
C) Durkneim se baseia em fatos da ciência, analisando e compreendendo seus fatos. E com seu conhecimento separando a sua objetividade garante a sua neutralidade, ele também chama de Ideologia todo conhecimento da sociedade que não respeita critérios.
D) Hegel afirma que o conhecimento da realidade que vemos é a diferença com uma realidade como ela é produzida. Ele se baseasse no Espírito, esta complexidade ela é denominada como conceito.
4º Porque Devemos Considerar a Separação Entre Trabalho Manual e Intelectual, Para Compreender as Relações De Poder.
R: Na antiguidade os trabalhadores eram divididos de maneira que os serviços feitos pelas mulheres eram braçais e enquanto o de maior complexidade era feito pelos homens. Na antiguidade na Grécia os gregos eram os intelectuais e cidadão, e os escravos faziam os trabalhos manuais e não eram considerados cidadãos. E assim até hoje esta mentalidade social se faz presente, e determina seus graus na sociedade, valorizando os trabalhos intelectuais e menosprezando os trabalhos manuais como podemos dizer que a ralé faz serviços braçais e a elite serviços intelectual, assim sobressaindo na cadeia de hierarquia.
5º O Que é o Taylorismo? E Porque Ele e Considerado Como Um Modelo Clássico de Administração.
R: E nada mais que sua relação em desenvolver o potencial do trabalhador com maior eficiência e rapidez, assim obtendo resultado de maior qualidade nas indústrias. Sempre analisando e compreendendo os casos para um estudo que determina um método próprio, visando o trabalhador a usar seu máximo desempenho fazendo com que seus trabalhos tivessem um custo menor e uma produção maior e um lucro bem mais atrativo. Um grande exemplo e das montadoras de veículos, fazendo sua produção em linha, e em constante movimento, fazendo que o colaborador faça somente um tipo de serviço, assim possibilitando um desempenho mais rápido e de melhor qualidade.
6º Analisar a Seguinte Frase: Se a Dominação e a Exploração de Uma Classe Forem Perceptíveis com Violência, os Explorados e os Dominados se Sentem no Justo e Legitimo Direito de Recusa La, Revoltando-se.
R: Sendo assim nós precisamos dessas ilusões para nossa sobrevivência em sociedade assim nós buscamos sempre interesses para nossa melhoria. Já na antiguidade e nos tempos atuais isto é feito mascarando nossas percepções e deixando o total poder na burguesia, sempre manipulando e dando esperança de melhorias, sempre usando de artifícios na sociedade e leis, enfim mostrando seu valor e legitimo direito deixando portanto uma visão de que isto é correto. Caso aja uma dominação a base de violência será recusada sua dominação, e contudo sua mudança social.
7º Porque a Autora Afirmou que a Ideologia é uma Ilusão necessária a Dominação de Classe.
R: Entendemos que a ilusão é a mais pura ideologia é uma abstração ou uma inversão. Como abstração tenha-se que isto corresponde ao processo de entendimento dos fatos e fenômenos de forma de classifica-los, porem sem nunca procurar saber sobre suas origens ou suas consequências, sua legitima e sua propagação, fala-se aqui de ausência de senso crítico. Quanto à inversão, nela se tem o resultado tomado como causa, é um erro de avaliação que pode levar a preconceitos e até discriminações marcantes na sociedade, a inversão justifica a desigualdade social pelo simples fato de os seres humanos serem naturalmente diferentes entre si. A ilusão nos obriga a permanência no campo da aparência social, nossa compreensão ou nossa visão do mundo baseasse em ideias, nos manipulando até na maioria das vezes sem nossa percepção dos fatos.
...