Industria Cultural
Trabalho Universitário: Industria Cultural. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alesandroas • 25/11/2014 • 2.385 Palavras (10 Páginas) • 443 Visualizações
1.conceito de teoria
Do grego teoria é o conjunto de idéias que baseia-se em especulações racionais para examinar, perante um olhar crítico, descritivo cientificamente determinado tema.
2.teoria da comunicação
É a ciência que estuda os efeitos, a origem e o funcionamento da comunicação na sociedade baseando-se em aspectos tecnológicos, sociais, economicos, e políticos. O estudo das teorias da comunicação, se fundamentaliza em ciêcias da humanidade como por exemplo, psicologia, filosofia, sociologia, e antropologia.
3. Indústria cultural
No final do século XIX e inicio do XX a produção indústrial passou por uma grande transformação, que permitiu o desenvolvimento da inovação tecnológica. Difundido por Henry Ford que desenvolveu a produção em série, ou seja a linha de produção. Possibilitando assim o surgimento de novas formas de expressão, estabeleceu outra relação entre o público e a arte. Partindo desse ponto pondemos afirmar que o munco capitalista e globalizado vem desde então se apropriando, da cultura para produzir e gerar riquezas. O termo indústria cultural foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer para descrever uma a situação da arte na sociedade capitalista atual. Segundo adorno a indústria cultural consiste em adaptar a arte e a cultura, transformando em produtos comercializaveis, assim toda e qualquer forma de manifestação artistica e cultural passa a ser vista não mais como únicas e pelas e passa a ser vistas simplesmente como mercadorias. A indústria cultural não se preocupa em produzir conhecimento, pois conhecimento pode gerar questionamentos, a preocupação é simplesmente em criar na sociedade uma necessidade de consumo. A indústria cultural e a comunicão de massa estão relacionadas pois ambas, são capazes de alcançar um grande número de pessoas, manipulando suas mentes, gerando conhecimentos ou alienação. Os meios de comunicação de massa (tv, rádio, jornal, revista, internet) são usados pelas elites para controlar e manipular a sociedade. Membros da escola de frankfurt Adorno e Horkheimer, tinham uma visão pessimista em relação à cultura de massa poís afirmam que a massa não produz , só consome o que é industrializado.
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Do grego, a teoria é o conjunto de ideias que se baseia em especulações racionais para examinar, perante um olhar crítico, descritivo cientificamente determinado tema.
É a ciência que estuda os efeitos, a origem e o funcionamento da comunicação na sociedade se baseia em aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, e políticos.
O estudo das teorias da comunicação é um conceito neutralizado sobre a ciência da humanidade como, por exemplo, psicologia, filosofia, sociologia, e antropologia.
INDÚSTRIA CULTURAL
No final do século XIX e inicio do XX a produção industrial passou por uma grande transformação, que permitiu o desenvolvimento da inovação tecnológica.
Difundido por Henry Ford que desenvolveu a produção em série, ou seja, a linha de produção, possibilitando assim o surgimento de novas formas de expressão, estabeleceu outra relação entre o público e a arte. Partindo desse ponto podemos afirmar que o mundo capitalista e globalizado e vem desde então se apropriando, da cultura para produzir e gerar riquezas.
O termo indústria cultural foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer para descrever uma a situação da arte na sociedade capitalista atual. Com isso a indústria cultural consiste em adaptar a arte e a cultura, transformando em produtos comercializáveis, assim toda e qualquer forma de manifestação artística e cultural passa a ser vista não mais como únicas e pelas e passa a ser vistas simplesmente como mercadorias.
A indústria cultural
...