Logística Conselho de Profissionais de Cadeia de Suprimentos
Seminário: Logística Conselho de Profissionais de Cadeia de Suprimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anavaleria26 • 10/11/2014 • Seminário • 502 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
Logística
Segundo o Conselho de Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimentos (2005):
“Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes.”
Em sua essência, a Logística abrange todas as atividades de obtenção, movimentação e estocagem de materiais e produtos, observando os subprocessos de troca de informações internas e externas seja com os fornecedores, colaboradores ou consumidores finais, assim como o transporte e a armazenagem, expedição e recebimento de materiais e produtos. Todos esses fluxos devem ser administrados no tempo predeterminado, sem erros usando somente a quantidade necessária de recursos de forma a evitar o desperdício avaliando se os objetivos foram atingidos.
Atualmente a Logística é vista nas empresas como estratégia, devido à busca pela melhoria continua em seus processos e serviços através da utilização de soluções inovadoras e tecnologias diferenciadas, pelo cumprimento dos prazos e metas. Esses fatores contribuem para que os clientes tenham em seus produtos, motivo de orgulho e reconhecimento, agregando valor à empresa.
Portanto uma empresa pode ganhar vantagens competitivas desde que o resultado da sua eficiência em logística, lhe permita entregar seu produto ou serviço de maneira hábil a um baixo custo.
Existem diversos mecanismos de avaliação e regimentos internos para manter a qualidade dos serviços e produtos como o Manual da Qualidade, além de atender as normas NBR ISO 9001 e PBQP-H, elas são aplicadas nos mais distintos campos das empresas sejam nos processos, materiais, produtos e serviços a fim de auxiliar na melhoria do sistema de gestão da qualidade, nos processos internos, na verificação da satisfação dos colaboradores, clientes e fornecedores.
O macroprocesso logístico engloba toda a organização e pode ser assim entendido:
Logística de abastecimento: meios disponíveis para colocar componentes e produtos a disponíveis a produção.
Logística de planta: envolve o fluxo de materiais na manufatura dos processos até a entrega dos produtos acabados.
Logística de distribuição: é composta pelo marketing destacando os 4 (produto, praça, promoção e preço).
Fonte: internet
A junção dos processos logísticos da empresa é conhecida como Logística Integrada.
Segundo Bowersox a Logística Integrada (2001, p. 43):
é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. No momento do suprimento de produtos e materiais, é iniciado um fluxo de bens de valor agregado que resulta, por fim, na transferência de propriedade de produtos acabados aos clientes.
Deste
...