MAX WEBER
Dissertações: MAX WEBER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiacarine23 • 30/10/2013 • 1.940 Palavras (8 Páginas) • 544 Visualizações
FICHAMENTO MAX WEBER
INTRODUÇÃO 2
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA WEBERIANA 2
AÇÃO SOCIAL 2
RELAÇÃO SOCIAL 3
DIVISÃO DO PODER NA COMUNIDADE: CLASSES, ESTAMENTOS E PARTIDOS 3
A DOMINAÇÃO 4
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO 4
A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO 5
OS TIPOS IDEAIS 6
A OBJETIVIDADE DO CONHECIMENTO 6
A TENDÊNCIA À RACIONALIZAÇÃO 6
CARISMA E DESENCANTAMENTO DO MUNDO 7
CONCLUSÕES 7
INTRODUÇÃO
Weber procurava compreender como as idéias, tanto quanto os fatores de ordem material cobravam força na explicação sociológica, sem deixar de criticar o monismo causal que caracteriza o materialismo marxista nas suas formas vulgares.
OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA WEBERIANA
AÇÃO SOCIAL
A sociologia é para Weber: ”a ciência que pretende entender, interpretando-a , a ação social, para, dessa maneira explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.”
O conceito de ação social pode ser definido como uma conduta humana como omissão, permissão dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa.
A explicação sociológica busca a compreensão do sentido; explicar é captar e interpretar a conexão de sentido em que se inclui uma ação.
Pode-se dizer que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Weber trabalha com uma elaboração limite, que é chamado de tipos puros ou ideais. Ele constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e a ação efetiva.
Racional com relação a fins: é quando para atingir um objetivo se lança mão de alguns meios necessários.
Racional com relação a valores: é quando o agente orienta-se por fins últimos, agindo de acordo com suas próprias convicções.
Tradicional: é quando a conduta não tem qualquer motivação racional.
Afetiva: quando o sujeito pratica uma ação inspirada em suas emoções imediatas.
O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social.
É necessário distinguir uma ação propriamente social de dois modos de conduta simplesmente reativos, sem caráter social e cujo sentido não se conecta às ações do outro, a saber:
Ação Homogênea: executada por muitas pessoas juntas ao mesmo tempo.
Ação proveniente de uma imitação: à medida que o sujeito não orienta sua conduta pelo comportamento dos outros, não se pode identificar uma relação de sentido representado, pois, um caso limite da ação social.
RELAÇÃO SOCIAL
Podemos citar como exemplos de ações sociais a hostilidade, amizade, trocas comerciais, concorrência econômica, relações eróticas e políticas. Ao se envolver em alguma dessas situações o indivíduo toma por referência certas expectativas que possui da ação do outro ou outros aos quais se refere.
As relações sociais estão dotadas de “conteúdo significativo” embora não tenham que ter correspondência no que diz respeito ao conteúdo.
Uma relação social pode ser também efêmera ou durável, isto é, ter ou não continuidade, ser ou não persistente e mesmo mudar radicalmente de sentido durante seu curso.
Weber refere-se ao conteúdo comunitário de uma relação social, fundado num sentimento subjetivo de pertencimento mútuo que se dá entre as partes envolvidas e com base no qual a ação esta reciprocamente referida.
DIVISÃO DO PODER NA COMUNIDADE: CLASSES, ESTAMENTOS E PARTIDOS
Partindo do princípio geral de que só as consciências individuais são capazes de dar sentido à ação social, Weber estabeleceu conceitos referentes ao plano coletivo: classe, estamento, partido.
Pessoas que tem a mesma posição econômica, no que se refere à propriedade ou não de bens ou de habilitações, encontram-se numa determinada situação de classe.
Weber diz que falamos de classe quando: é comum a um certo número de pessoas um componente causal específico tal que esteja representado exclusivamente por interesses lucrativos em condições determinadas pelo mercado.
Em oposição à classe, os estamentos são normalmente comunidades de caráter amorfo, e a situação é de todo componente típico do destino vital humano condicionado por uma estimativa específica. Um estamento pode ser fechado ou aberto, uma casta pr exemplo é um estamento fechado.
Em oposição à ação comunitária exercida pelas classes e estamentos, há a ação comunitária dos partidos que contém sempre uma socialização por sempre se dirigir a um fim metodicamente exigido tanto quando se trata de um fim objetivo. Portanto só podem existir partidos dentro de comunidades de algum modo socializadas, isto é de comunidades que têm uma ordem racional e um aparato pessoal, e se possível ocupa-lo com seus seguidores.
A DOMINAÇÃO
A dominação ou produção da legitimidade representa-se em dois tipos opostos:
A que se dá por meio de uma constelação de interesses; Influi-se sobre um tráfico formalmente livre.
A que ocorre mediante a autoridade; Recorre a um dever de obediência.
Há três tipos de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática.
Legal: é quando se espera o cumprimento das obrigações estatuárias, é o domínio exercido pelo moderno, o “servidor do estado” e por todos os portadores do poder que sob este aspecto a ele se assemelham.
Tradicional: exercido pelo patriarca e pelo príncipe patrimonial de outrora a “autoridade do ontem eterno” dos mores significados pelo reconhecimento imaginavelmente antigo e da
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