Maneiras de usar informações contábeis
Tese: Maneiras de usar informações contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rbogol • 26/2/2014 • Tese • 1.343 Palavras (6 Páginas) • 260 Visualizações
Introdução
Neste trabalho veremos diversos usos das informações contábeis, diante de vários tipos de usuários destas informações.
A contabilidade é muito importante dentro da empresa, pois é o único sistema de informação que consegue mostrar a empresa inteira dando valor a tudo.
Mas para ser útil tanto para usuários internos como externos ele deve possuir algumas qualidades como ser compreensível e possuir relevância e confiabilidade.
Numa empresa nem todos os funcionários tem acesso a todas as informações contábeis, muitas informações são consideradas confidenciais e só podem ser analisadas por certos níveis hierárquicos deixando para os outros usuários apenas a contabilidade financeira como fonte de dados.
Diferencial que o conhecimento das informações contábeis proporciona no processo decisório
acionistas – pessoa física e pessoa jurídica...
• Pessoa física: tem interesse de saber as saúde financeira da empresa e na valorização de suas ações para uma possível venda e resgate de seu investimento.
• Pessoa jurídica: procuram saber se o valor das ações da empresa está devidamente avaliado e se esta tem potencial de crescimento, pois buscam o valor futuro da empresa e não o presente.
clientes – pessoa física e pessoa jurídica...
•Pessoa física: com acesso as informações contábeis os clientes podem questionar e negociar preços, se a lucratividade for muito alta ele pode questionar se o preço repassado ao consumidor está sendo justo.
• Pessoa jurídica: os clientes jurídicos estão interessados na saúde econômica e financeira da empresa para verificar se a mesma pode cumprir com todos os serviços que necessitam.
fornecedores – pessoa física e pessoa jurídica...
• Pessoa física: querem saber se a empresa terá condições de pagar pelos serviços prestados.
• Pessoa jurídica: para manter as entregas e poder dar um limite de crédito os fornecedores precisam ter confiança de que a empresa poderá saldar suas dívidas.
financiadores – pessoa física e pessoa jurídica...
Ambos precisam saber a situação real da empresa seu endividamento e sua capacidade de liquidar dívidas para avaliar o quanto pode ser emprestado.
administradores...
São os gestores da empresa e usam a informação contábil para as tomadas decisões, aumentar os lucros e diminuir gastos verificando que setor tem mais rentabilidade. São eles que decidem sobre a vida financeira da empresa.
governo...
O governo por meio das informações contábeis pode analisar a capacidade de pagamento dos tributos, e se a empresa estiver com resultados negativos o governo pode conceder incentivos fiscais para ajudar a mesma a se levantar, e também com base nos dados fornecidos podem detectar fraudes.
empregados ou candidatos a empregos...
Os empregados utilizam as demonstrações contábeis para avaliar a lucratividade da empresa em que trabalha para uma possível negociação salarial e participação nos lucros, os candidatos que estão à procura de emprego se informam se a empresa é uma boa empregadora e sua capacidade de pagamento dos funcionários.
sindicatos...
Os sindicatos utilizam das informações contábeis para negociar salários e reivindicações sindicais.
órgãos de classes...
Verificam se as empresas que fornecem empregos ao seu ramo profissional para acompanhar o andamento de sua profissão no mercado de trabalho, e assim verificar o quanto sua classe esta crescendo.
consumidores e concorrentes...
Os consumidores comparam os produtos e preços oferecidos pela empresa e verificam se são condizentes com o que está descrito em sua contabilidade, se a empresa não está cobrando um valor abusivo por certo produto pelo lucro muito alto.
Os concorrentes usam destas informações para verificar as finanças de certa empresa verificando capital, ativos, contas a receber, estoque e comparar o volume de receitas de ambas as empresas e suas participações no mercado.
sociedade em geral...
Outros usuários podem ter acesso às informações contábeis das empresas como estudantes fazendo pesquisas, agências reguladoras, empresas de informações cadastrais e ONGs.
Experiências e exemplos práticos de situações cujas decisões são otimizadas com o acesso às informações contábeis
acionistas – pessoa física e pessoa jurídica...
• Pessoa física: uma pessoa que quer investir um valor x na compra de ações da empresa VALE vai verificar com base nas informações contábeis se a empresa está tendo um balanço positivo, para decidir investir ou não.
• Pessoa jurídica: No caso abaixo veremos como as empresas se vendem e como outras viram acionista majoritárias apenas pela compra de ações.
O bilionário Eike Batista e o fundo de pensão canadense Ontario Teachers Pension Plan Board (OTPP) anunciaram a compra, respectivamente, de 31,261 milhões de ações e 10,405 milhões de ações da LLX. Os papéis foram comprados do BNDESPar, braço de participações em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por 2,28 reais cada.
Com a operação, o bilionário e a OTPP passaram a deter 54,2% e 17,9% das ações da LLX, respectivamente. Até o momento, as empresas não divulgaram o valor pago por ação.
clientes – pessoa física e pessoa jurídica...
• Pessoa física: uma pessoa que trabalho como autônomo e recebe uma proposta grande uma empresa vai pesquisar os dados financeiros da mesma para ter confiança de que vai ser paga no final do trabalho.
• Pessoa jurídica: Aqui na JSL Projetos temos diversos clientes e estes estão sempre pedindo as informações contábeis para verificar se temos uma boa estrutura para poderem trabalhar
...