Manifestação Popular
Dissertações: Manifestação Popular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marleidefatima • 28/10/2014 • 1.611 Palavras (7 Páginas) • 169 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
As manifestações populares mostram a força da união de um povo que em meio a tantos problemas encontrou um meio de exercer a democracia e participar ativamente das decisões que afetam diretamente suas vidas, construindo uma manifestação histórica.
2 DESENVOLVIMENTO
O que dizer de tantas manifestações populares, protestos que ocorreram recentemente em todo país? Sabe-se que em sua maioria a prioridade era a luta por um Brasil melhor, a vontade de sair às ruas e mostrar que somos uma nação forte e unida com o intuito de buscar e lutar por um futuro digno e justo para todos nós e a futura geração que está por vir.
As participações populares nada mais querem do que expressar um descontentamento, um cansaço com a situação atual do nosso país. Com o sentido de dar um basta à corrupção, a redução das tarifas, a melhoria dos serviços públicos, aplicação dos royalties do petróleo em educação, ao desvio desenfreado do dinheiro público e a falta de um cumprimento efetivo das políticas públicas é que milhares de brasileiros, acusados de comodismo, saíram às ruas em prol de lutar por melhorias em nosso país e soltaram gritos de inconformismo contra as práticas políticas e pela melhoria nos serviços públicos.
Com o intuito de reivindicar seus direitos junto aos governantes e políticos responsáveis pela execução das leis e políticas públicas elaboradas pelo Estado, é que a população se uniu para cobrar tudo àquilo que deveria estar sendo cumprido de forma efetiva pelos governantes, de maneira a amenizar a maioria dos problemas atuais dos setores públicos.
As manifestações tornaram-se um tipo de protesto que ocorreu em diversas cidades, todos gritavam por JUSTIÇA, para quem quisesse ouvir, eram pais, mães, filhos e avós, gerações buscando manifestar e protestar por algo que há tempos os incomodavam. A falta de justiça era apenas um dos motivos das manifestações, afinal todos sabem que a justiça não é praticada como deveria ser, isso porque há muita corrupção em nosso país, as leis estão muito defasadas e os políticos pouco fazem para adequarem essas leis à realidade dos dias atuais, onde corrupção não dá cadeia e os políticos raramente vão presos, os bandidos vão à delegacia apenas dar um breve relato do ocorrido e consequentemente saem limpos pela porta da frente como se nada tivesse acontecido.
O pior é que esses problemas vêm se agravando com o tempo. Gerações passadas já saíram às ruas em protesto, reivindicando seus direitos, porém parece que esses tipos de manifestações já não causam preocupações aos governantes porque estes sempre procuram desviar o foco do problema, culpando muitas vezes a própria população.
Quando há um problema na área da saúde, uma epidemia, por exemplo, a culpa é da população que não se cuidou e não seguiu as orientações passadas pelos serviços públicos de saúde adequadamente, se o problema é com relação ao transporte, a falha é da população que não faz rodízio de carros, a famosa “carona coletiva” ou então eles transferem esses problemas aos custos monetários, a falta de verbas, mesmo com a cobrança de tantos impostos ainda falta dinheiro para ser investido nos setores públicos.
A população já não aguenta mais tantas desculpas esfarrapadas por parte do governo, o triste é ver que “o gigante acordou e voltou a dormir” foi mais ou menos isso o que aconteceu com essas manifestações, todos sem exceção saíram às ruas gritaram, porém diante de um contingente policia, muitos voltaram para suas casas sem uma solução plausível.
O que será que aconteceu com a população? Podemos notar que a forte repressão policial utilizada fez com que grande parte da população apoiasse as mobilizações, mas isso não foi o bastante para dar continuidade às manifestações, pois podemos perceber que diante de tanta violência utilizada pela polícia de forma desnecessária e a desculpa dos governantes em mostrar uma discreta solução para os problemas reivindicados nas manifestações fez com que todos voltassem para suas casas ainda insatisfeitos com a situação, percebemos que o governo quando começa sentir-se acuado, logo arruma uma maneira nada discreta de mostrar quem realmente manda.
A verdade é que as manifestações populares acabaram por tomar outra proporção devido a vândalos e criminosos que se infiltraram no meio para praticarem as suas selvagerias, suas pichações, quebradeiras e furtos a diversos tipos de estabelecimentos e isso acabou por enfraquecer mais ainda o poder dos protestos porque aqueles que estavam lutando por seus direitos jamais gostariam de serem confundidos com esses vândalos, tanto que surgiram muitos cartazes e faixas com pedido de paz e em meio a essa confusão pudemos ver a coragem de muitos manifestantes em colocar-se a frente da polícia e oferecerem botões de rosas com o intuito de cessar com a violência que tomara conta dos protestos.
Fazer manifestação foi uma forma que o povo encontrou para expressar a insatisfação com os serviços e os gastos públicos e a corrupção política em geral. Embora esses sejam alguns dos problemas que incomodam a população, nada mais incomoda do que ver escancaradamente as desigualdades que atingem nosso país, são diversos tipos de desigualdades, racial, gênero, escolaridade, econômica dentre outras que fazem com que o governo formule políticas públicas que teoricamente propõem uma forma de sanar diversas dificuldades encontradas nos setores públicos e no cotidiano de todos nós, porém na prática essa efetivação das políticas públicas não ocorre de forma correta, como manda o papel, mas na prática o governo dá o seu “jeitinho” de fazer com a maioria do povo acredite neles, o governo procura trazer resultados imediatos o suficiente para a conquista de votos nas eleições, levando a dependência do povo em relação ao Estado, como o programa Bolsa Família.
A ganância dos nossos políticos é o que prevalece, fazendo com que o discurso político da igualdade seja usado
...