Marketing E O Terceiro Setor
Casos: Marketing E O Terceiro Setor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: K.Trigueiro • 6/5/2014 • 3.758 Palavras (16 Páginas) • 396 Visualizações
FOCCA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING E O TERCEIRO SETOR
OLINDA
2013
FOCCA
ALESSANDRA FERNANDES
CAMILA ANNE MACIEL
DIOGO RAFAEL
JOSÉ NILDO
KARINA COELHO
MAURA BARROS
MARIANA AUSTREGÉSILO
PATRÍCIA MELO
MARKETING E O TERCEIRO SETOR
Trabalho apresentado à disciplina de Globalização e Desenvolvimento Econômico e social, ministrada pelo professor Jaílson Silva, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Administração de Empresas, da Faculdade de Olinda – FOCCA.
OLINDA
2013
RESUMO
Este trabalho procura explicar o conceito de marketing e o terceiro setor, como também a integração dos mesmos. Visa também esclarecer como as ferramentas de marketing disponíveis podem contribuir para a sustentabilidade das organizações do terceiro setor. Sua leitura, ao mesmo tempo em que possibilita a ampliação dos horizontes conceituais sobre marketing, auxilia aos administradores e agrega informações aos assuntos de Globalização e Desenvolvimento Econômico e Social.
Palavras-chave: marketing, terceiro setor, ONGs, sustentabilidade, desenvolvimento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DEFINIÇÕES 5
Marketing 5
Tipos de marketing 6
Marketing Direto 6
Marketing Indireto 6
Marketing Cultural 6
Marketing Digital 6
Marketing social 8
Tipos de mudanças sociais 9
Terceiro Setor 10
ONGs, OSCIPs, Fundações e Associações 10
ONGs 10
OSCIPs 11
Associações 12
Associação x Sociedades 12
Fundações 12
MARKETING NO TERCEIRO SETOR 14
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Marketing, comunicação e relacionamento são peças importantes em todos os setores da economia. Porém, no terceiro setor - composto por ONGs, instituições religiosas, beneficentes e organizações de voluntariado - torna-se um departamento vital para a existência delas, pois são instituições que dependem de sua imagem e credibilidade para dar certo. Elas têm orçamento muito enxuto - quando existentes - para investir nesse departamento. Mesmo com este cenário, é um setor que cresce consideravelmente a cada ano, desafiando teorias, profissionais e estudiosos do tema. Segundo dados de 2009, o terceiro setor movimenta mais de um trilhão de dólares por ano em todo o mundo e é a oitava economia mundial, se comparado ao PIB dos países.
No Terceiro Setor a adoção do marketing social demonstra ser a ferramenta mais adequada, pois é capaz de provocar mudanças cognitivas, de ação, de comportamento e de valor, ao induzir à aceitação de causas e ideias, capazes de promover mudanças quanto à forma de perceber, pensar e agir das pessoas sobre determinadas questões.
Através da “venda” de ideias e da “promoção” de novas atitudes, o marketing social permite um novo olhar sobre os problemas sociais, possibilitando assim que todos reconheçam a necessidade de uma reação propositiva frente à promoção, defesa e garantia de direitos inerentes à pessoa humana.
As estratégias de marketing são apenas ferramentas de administração; instrumentos que podem ajudar no reconhecimento social de uma organização, a ponto de abrir portas para a conquista de sua sustentabilidade. E não se deve ter a crença de que a orientação de marketing que vier a ser adotada, por si só, será capaz de “vender” a imagem da organização que defende, pois se esta imagem não tiver raízes em valores que enobreçam sua existência, não valerá nada.
DEFINIÇÕES
Marketing
Em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
De acordo com Kotler (2004), normalmente o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas.
Marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. É um processo com dois sentidos, pois a venda se apoia em ações de curto prazo e o marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. Tem uma área de atuação muito ampla, com conceitos específicos direcionados para cada atividade relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros.
O trabalho do profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto e continua muito depois da sua venda. Ele é um investigador do mercado, um psicólogo, um sociólogo, um economista,
...