Marxismo X Comunismo
Monografias: Marxismo X Comunismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bianasoares2005 • 3/7/2014 • 501 Palavras (3 Páginas) • 1.890 Visualizações
Atividade – Elaboração de Texto
Agora que você já conhece as principais teorias políticas que animam a vida política no mundo contemporâneo, estudadas na Unidade anterior, e as características fundamentais dos diferentes regimes políticos existentes na atualidade, que foram objeto desta Unidade, responda as seguintes perguntas:
1. Quais são as características das democracias liberais que se relacionam diretamente com a teoria liberal, e quais lhe são estranhas?
Liberalismo é a crença fundamental num ideal político em que os indivíduos são livres para concretizar os seus objetivos à sua própria maneira, desde que não infrinjam a liberdade dos outros.
É uma corrente política que abrange diversas ideologias históricas e presentes que proclamam como sendo o único objetivo do governo a preservação da liberdade individual. Tipicamente, o liberalismo favorece também o direito A discordância dos credos ortodoxos e das autoridades estabelecidas em termos políticos ou religiosos. Neste aspecto, o oposto do conservadorismo.
A democracia não é um dos objetivos principais do liberalismo, porém ao se juntar todos os seus objetivos, a democracia torna-se o único sistema político no qual esses valores podem realmente existir. Ou mais precisamente: os liberais acreditam que a democracia liberal é necessária, e não "democracia de partido único", a "democracia popular".
Adicionalmente, na tradição liberal, a compaixão é um valor liberal. Muitos liberais crêem que esse e outros valores seguem-se à crença em direitos humanos fundamentais e liberdade individual. Diferentemente de alguns outros sistemas de crenças políticas, o liberalismo não pretende ser científico, ou que seja medido o quão puro o liberal pode ser. O liberalismo é uma crença muito dinâmica, adaptável e pragmática que oferece soluções para os problemas de hoje. A democracia liberal é a melhor garantia descoberta contra o abuso de poder e da corrupção que o acompanha.
2. Quais características dos regimes comunistas encontram-se relacionadas com a teoria marxista, e quais não?
O Comunismo é uma ideologia e um sistema econômico que tem por objetivo a criação de uma sociedade sem classes baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a conseqüente abolição da propriedade privada. O comunismo, cujas origens remontam às obras de Karl Marx, é normalmente considerado como parte de um mais amplo movimento socialista. Sob tal sistema, o Estado não teria necessidade de existir e seria extinto.
O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo. Tornou-se base para as doutrinas oficiais utilizadas nos países socialistas, segundo os autores dessas doutrinas.
No entanto, o marxismo ultrapassou as idéias dos seus precursores, se tornando uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo
...