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Max Weber sobre as funções de um sociólogo

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Por:   •  10/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

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Max Weber

Guanambi - BA

Colégio: Modelo Luís Eduardo Magalhães

Serie: 1 Turma : B Turno : Matutino

Alunos: Danilo Rocha Vieira, Marcos Vinicius Teixeira Rodrigues, Thiago Carvalho Nascimento.

Max Weber

Guanambi – BA

Introdução

Weber é considerado, junto com Karl Marx e Émile Durkheim, um dos fundadores da sociologia e dos estudos comparados sobre cultura e religião, disciplinas às quais deu um impulso decisivo.

No decorrer do trabalho focamos em mostrar os seus fundamentos, suas opiniões e sua visão do mundo.

Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

A objetividade do conhecimento

Max Weber vem nos dizer que a sociologia busca entender a ação social, e analisa os valores que estão nela envolvidos.

Weber defende que a cultura condiciona os fenômenos sociais e desconsidera a possibilidade do determinismo reger o comportamento social. Para ele, o comportamento humano é influenciado por variados fatores como: religião, família, grupo social, educação, política, ideologia… e não por apenas um como pensavam os deterministas.

Max via a economia como um dos condicionantes e não como o único condicionante da conduta humana, pois esta é moldada por valores. O que determina a ação do homem é o juízo de valor que ele faz sobre determinado assunto.

Para a sociologia a cultura tem um peso enorme na hora de se pensar os comportamentos sociais, pois para entender a ação social é necessário explorar o empírico, romper com o materialismo, manter o mínimo de objetividade (analisar o outro a partir dos seus valores), não contaminar a pesquisa e partir do amplo para focar nas partes.

É o que Weber chama de partir do ideal passar pelo empírico e chegar ao científico. Em outras palavras, a pesquisa surge de algo idealizado (uma possibilidade), o trabalho de campo permite confrontar a ideia com a realidade e o que sobra desta comparação é a constatação científica.

Para Max weber esse é o jeito certo de se fazer ciência.

Os ideais

Suas idéias, que trafegam pelos mais diversos campos, desde economia até filosofia, são até hoje uma das principais fontes de discussão acerca do comportamento social humano.

Para Weber, o principal projeto da sociologia é a captação da relação de sentido no comportamento humano, o qual seria a chave para o entendimento das ações sociais.

Seu pensamento parte do princípio de que não é viável esperar conseguir explicações para fatos sociais através de relações de causa e efeito – tais procedimentos são típicos das ciências naturais –, sendo que a sociologia deve procurar abordar os fatos como carregados de sentido e essencialmente atrelados a outros acontecimentos da realidade.

De importância extrema, Max Weber escreveu a Ética protestante e o espírito do Capitalismo. Este é um ensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores. Subjacente a Weber está a realidade econômica da Alemanha do princípio do século XX.

.Significante, também, é o ensaio de Weber sobre a política como vocação. Weber postula ali a definição de estado que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental: que o Estado é a entidade que possui o monopólio do uso legítimo da ação coercitiva. A política deverá ser entendida como qualquer actividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força.

.Weber também é conhecido pelo seu estudo da burocratização da sociedade. No seu trabalho, Weber delineia a famosa descrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e acção (a chamada autoridade tradicional) para uma organização orientada para os objectivos e acção (chamada legal-racional). O resultado, segundo Weber, é uma "noite polar de frio glacial" na qual a crescente burocratização da vida humana a coloca numa gaiola de metal de regras e de controle racional. Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administração de empresas.

Os conceitos fundamentais da sociologia weberiana.

A sociologia é para Weber a ciência que pretende entender, interpretando-a , a ação social, para, dessa maneira explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.

O conceito de ação social pode ser definido como uma conduta humana como omissão, permissão dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa.

A explicação sociológica busca a compreensão do sentido; explicar é captar e interpretar a conexão de sentido em que se inclui uma ação.

Pode-se dizer que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Weber trabalha com uma elaboração limite, que é chamado de tipos puros ou ideais. Ele constrói quatro tipos puros de ação social: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional e a ação efetiva.

Racional com relação a fins: é quando para atingir um objetivo se lança mão de alguns meios necessários.

Racional com relação a valores: é quando o agente orienta-se por fins últimos, agindo de acordo com suas próprias convicções.

Tradicional: é quando a

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