Medidas Socieducativas
Por: Denis Batista Gomes • 11/8/2016 • Dissertação • 357 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
A segurança e os avanços do SINASE
A individualização do atendimento aos adolescentes no cumprimento de medidas socioeducativas é fundamental para que a execução da medida tenha seu objetivo cumprido, em virtude disso, o inciso VI do artigo 35 da lei 12.594/2012 é um dos princípios para a execução da medida.
Para a área de segurança essa tarefa é de certa forma inovadora, pois em centro de internação era comum avaliar a condição do local, ou seja, coletivamente se está tudo certo ou não e a individualização somente era feita em casos que adolescentes se destacavam negativamente como líderes em movimentos de subverter a ordem por exemplo.
Com a implementação do SINASE a necessidade de adequação da área se tornou inevitável e passamos a descontruir o conceito de reação a passamos a implementar o real conceito da área a prevenção, e a prevenção num aspecto amplo, não pensando somente na disciplina através do monopólio da força e sim com foco na individualização da conduta de cada adolescente o foco, trazendo a área para discussão de caso, construção de PIA, acompanhamento do processo.
Para essa mudança se tornar efetiva, a área de segurança teve que assumir um caráter de proteção, prima pela integridade física e psíquica, forma vínculos, adota uma postura marcante e em sua atuação deve ser de modelo, ou seja, a exemplaridade de suas atitudes devem ser parâmetro para o crescimento e desenvolvimento desses adolescentes como protagonistas de suas histórias.
Importante, frisar que para que o papel moderno da segurança seja realmente consolidado, existe uma necessidade continua de desenvolvimento. As gestões das áreas devem estar preparadas para direcionar e propiciar essa evolução, o processo de seleção, capacitação e avaliação devem ter base éticas, as construções de centros devem considerar as especificidades das medidas e suas implicações, por fim, os servidores que atuam devem estar dispostos a construir uma identidade nova voltada a medida socioeducativa e suas possibilidades e responsabilidades,
Denis Batista Gomes
...