Metodo de pesquisa
Por: daiara254 • 22/9/2015 • Relatório de pesquisa • 266 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
IDADE MODERNA A PEDAGOGIA REALISTA
Um dos aspectos progressistas do pensamento liberal reside nas origens democráticas e parlamentar do poder político, determinado pelo voto e não mais pelas condições de nascimento como na nobreza feudal.
Esse processo representa a tendência antropocêntrica, ou seja, o resgate da dimensão humana sob todos os aspectos. Um deles é compreender o sujeito do conhecimento, questão dominante da Idade Moderna. Filósofos como Descartes, Bacon, Locke, Hume, Spinoza discutem a teoria do conhecimento e ocupam-se com o problema do método, isto é, com os procedimentos de razão na investigação da verdade. Método significa direção, caminho para um fim, instrumento que permite a construção do conhecimento.
O ponto de partida da aprendizagem é sempre o conhecido, indo do simples para o complexo, do concreto para abstrato. A experiência sensível é fonte do conhecimento, por isso é valorizada a educação dos sentidos.
O ensino deve ser feito pela ação de estar voltada para ação: ”Só fazendo, aprendemos a fazer”. Além disso, é importante não ensinar o que tem em valor apenas para a escola, e sim o que serve para a vida.
Embora vivendo no século XVII, o inglês John Locke exerceu a influencia muito grande nos séculos seguintes por causa das concepções sobre o liberalismo e o conhecimento. E importante também a sua teoria pedagógica, expressa em Pensamentos sobre a educação. Na pratica, Locke exerceu a fundação de preceptor do filho do conde de Shaftesbury.
Ao criticar o racionalismo de Descartes, Locke desenvolve uma concepção da mente infantil e da educação. Destaca o papel do mestre ao proporcionar experiências fecundas, que auxiliem as crianças no uso correto da razão.
...