Modelo De Agravo De Instrumento
Dissertações: Modelo De Agravo De Instrumento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cintra • 13/4/2014 • 735 Palavras (3 Páginas) • 766 Visualizações
EXMO. SRº. DR. DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ...
Referente ao processo em 1º grau de nº ...
(Agravante), pessoa jurídica, inscrita sob o CNPJ ..., localizada na Rua ... nº ..., Centro, na cidade de Anápolis, Estado de Goiás, vem por meio de seu procurador, ADVOGADO, inscrito na Ordem dos Advogados sob o nº ..., Seção de ..., conforme procuração em anexo, que em conformidade aos autos do processo em epígrafe mover em face do (Agravado), data vênia, e inconformado com a decisão de fls..., que "indeferiu o pedido de assistência judiciária gratuita, formulada pela Agravante, tendo em vista de se tratar de empresa", vem respeitosamente, interpor
AGRAVO DE INSTRUMENTO
Para o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de ..., com fulcro nos artigos 522, 524, 525, 526 e 527, inciso II, do Código de Processo Civil, pelas razões expostas a seguir.
..., ... de ... de ...
ADVOGADO
OAB/UF
Agravante: ...
Agravada: ...
RAZÕES DO AGRAVO
Colendo Tribunal:
1. O presente instrumento de agravo, versa sobre o requerimento do Agravante, que requereu perante o MM.Juízo "a quo", os benefícios da Justiça Gratuita, no qual foram indeferidos. Ocorre que, a empresa, requerente, está atravessando uma situação financeira periclitante, não podendo suportar com estas despesas processuais, nos termos da Lei 1.060/50, tendo a Agravada contribuído e muito para tal.
2. A Agravante não pode arcar com o pagamento das custas judiciais, no valor de R$ 3.500,00 ( três mil e quinhentos reais), como prova jungiu à petição inicial documentos que demonstram a difícil situação financeira da Agravante, juntando também comprovantes do não pagamento de contribuição previdenciária e do FGTS.
3. Ao analisar a petição inicial, o MM. Juiz proferiu o ato abaixo:
“ indefiro o pedido de assistência, uma vez que esse não pode ser concedido às pessoas jurídicas. Intime-se a parte autora a recolher as custas iniciais no prazo de 48h, sob pena de indeferimento da Inicial.”
4.Quanto à possibilidade de concessão dos Benefícios da Assistência Judiciária Gratuita às microempresas, tem-se por oportunas as seguintes jurisprudências:
CONCESSÃO DE ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA - PESSOA JURÍDICA - PROVA DA SITUAÇÃO DE NECESSIDADE. Em se tratando de pessoa jurídica, o pedido de benefício da justiça gratuita deve vir acompanhado da comprovação do estado de incapacidade econômica. É que ao contrário da pessoa do trabalhador, não há falar em presunção de hipossuficiência. Agravo de instrumento conhecido e provido. Vistos, relatados e discutidos estes autos de agravo de instrumento, em que figuram como agravante ANDRADE E SILVAS LTDA. e como agravado MARILENE SILVA MENDES COSTA, acordam os desembargadores da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, por unanimidade,
...