Mulher E O Mercado De Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Mulher E O Mercado De Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: auruska • 24/11/2013 • 774 Palavras (4 Páginas) • 378 Visualizações
Mulheres e suas conquistas feministas...
Nos últimos anos o papel da mulher na família vem sendo repensado e reelaborado.
Muitos fatores influenciaram essa mudança, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, as conquistas advindas da luta do movimento feminista, a maior participação sócio-política da mulher, dentre outros. Porém, essas mudanças trouxeram grande impacto sobre o papel da mulher na família.
Sabe-se que, por meio de muitas lutas, as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho.
Desta forma, alcançou uma igualdade política e social em relação aos homens. Deve-se isto, principalmente, aos movimentos feministas, bem como ao entendimento da sociedade que a legitimou, tendo em vista as conseqüências da divisão sexual do trabalho e ao mesmo tempo em que a mulher destaca seu papel na educação escolar.
Ao longo dos últimos anos, ao persistir em suas lutas, reivindicando novos e
maiores espaços no mercado de trabalho e na sociedade, as mulheres têm alcançado muitas conquistas. Antigamente, o processo de emancipação das mulheres era mais lento, hoje, com a tecnologia, tem avançado cada vez mais, uma vez que, com os meios de comunicação, as diversas informações chegam a uma parcela significativa da população, esclarecendo sobre direito universal, liberdade e democracia. As mudanças sociais e as inovações tecnológicas possuem um importante papel na organização das lutas pelos direitos das mulheres, pois permitem que as pessoas se organizem e comuniquem seus pensamentos de maneira eficiente, abrindo um leque de informações e possibilidades de mobilização.
Com sua inserção no mercado de trabalho, a mulher conquista, também, novos
espaços na sociedade, sendo levada a assumir múltiplos papeis. Hoje a mulher se encontra com uma ampliação de ideais, novos interesses e necessidades, além de seu compromisso profissional, ela ocupa ainda um espaço amplo no âmbito doméstico, educacional dos filhos, não podendo se desvincular dele tão facilmente, por se tratar de uma questão cultural.
(...) o modelo de família com núcleo patriarcal - homem/provedor e
mulher/dona-de-casa em tempo integral - é calcado em uma estrutura
hierárquica que pressupõe um conjunto de práticas e de valores. Esse
modelo baseia-se na dicotomia dos papéis sexuais familiares. Vale
lembrar que a conceituação de papel não só compreende o
posicionamento do indivíduo no grupo familiar e na sociedade em geral,
como também se refere aos modelos culturais e aos sistemas de valores.
Considerando o universo feminino no que diz respeito às suas lutas pela
emancipação, este trabalho busca apresentar, discutir e analisar os múltiplos papéis da mulher trabalhadora na contemporaneidade, enfatizando suas lutas e conquistas históricas e a sua busca incessante por direitos iguais.
(...) esse arranjo familiar, que variou de intensidade nos diversos
contextos sociais e ao longo do tempo, se fortaleceu em razão da
marginalização imposta à mulher no espaço público do trabalho,
sobretudo nos empregos de mais prestígios e remuneração. A ideologia
das
...