Norma Juridica
Dissertações: Norma Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lueteo • 20/11/2013 • 207 Palavras (1 Páginas) • 249 Visualizações
1) Norma Jurídica
1.1 Origem à Esquadro / Régua
1.2 Conceitos:
1.2.1 Paulo Nader: Conduta exigida ou modelo imposto de organização social.
1.2.2 Miguel Reale: É a estrutura proposicional enunciativa de uma forma de organização e de conduta que devem ser seguidas de maneira objetiva e obrigatória.
1.3 Características:
1.3.1 Generalidade (ou universalidade. Aquilo que é geral / universal): A norma jurídica é um preceito de ordem geral, disciplinando todas as pessoas que se encontram na situação jurídica por ela tratada. Princípio da isonomia (igualdade).
1.3.2 Abstratividade (abstrato – imaterial / não concreto): A norma jurídica disciplina o maior número possível de casos concretos, dentro de um denominador comum.
1.3.3 Bilateralidade (Bilateral = que tem dois lados): A norma jurídica possui dois lados: o lado do direito subjetivo e o lado do dever jurídico.
1.3.4 Atributividade (Atribuir): A norma jurídica atribui direito subjetivo a um sujeito e dever jurídico ao outro sujeito.
1.3.5 Alteridade (alter: eu e o outro): A norma jurídica sempre vai estabelecer vínculos intersubjetivos (Entre sujeitos).
1.3.6 Heteronomia (Heterogeneidade): A validade da norma se dá mesmo sem o parecer do individua. A validade objetiva e transpessoal da norma, a validade da norma jurídica, não depende da adesão íntima de seu destinatário.
1.3.7 Imperatividade (império): Ela é uma imposição de vontades e não um mero aconselhamento.
1.3.8 Coercibilidade: É a possibilidade do estado usar a força para a validade da norma jurídica.
...