O Caso - Antropologia
Por: Raíssa Allves • 30/9/2019 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
Exercício de Revisão
- Quais os motivos que fazem com que no século XIX nasça a ciência do ser humano?
R= A necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo.
- O que diferencia a antropologia das demais ciências sociais?
R= A antropologia tem um estudo mais abrangente, ela estuda a sociedade, o outro, de um modo geral. Já as demais ciências têm um assunto específico cada.
- Por que a questão do outro retira à antropologia de uma visão positivista?
R= Porque a antropologia retrata o outro como um “selvagem”, inferior ao homem ocidental.
- A partir de uma perspectiva antropológica explique a frase do pensador Roger Bastide: “Eu sou mil possíveis em mim; mas não posso me resignar a querer apenas um deles.”
R= A alteridade não diz respeita apenas aos que estão diante de nós, diz respeito também aqueles que estão dentro de nós.
- Por que no olhar do homem ocidental o outro sempre lhe parece selvagem?
R= O homem ocidental trata o outro como um “selvagem” pelo fato da cultura deles ser diferente. Então, para o homem ocidental o outro ainda não tinha “evoluído”.
- Defina etnocentrismo e suas diversas manifestações no mundo contemporâneo.
R= O etnocentrismo afeta todas as pessoas, em todas as culturas do globo, em maior ou menor grau. Isso porque é muito normal julgarmos “etnocêntricamente” assuntos relacionados à política, à sexualidade, ao feminismo, etc.
O pensamento etnocêntrico torna-se um perigo quando inculca ideias de superioridade racial e cultural. Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade.
- Por que a cultura nunca pode ser analisada sob o signo da pureza?
R= O signo é produto, mas também parte atuante da sociedade, o que possibilita a permanente atualização do homem e da língua. É um objeto ideológico, carregado da concepção de mundo da sociedade que o utiliza.
- O que faz com que o tema gênero seja compreendido a partir de uma perspectiva cultural?
R= Sexualidade e gênero são dimensões diferentes que integram a identidade pessoal de cada indivíduo. São afetados e se transformam conforme os valores sociais vigentes em uma dada época. Isso são partes da cultura, construídas em determinado período histórico. É a cultura que constrói o gênero, simbolizando as atividades como masculinas e femininas. Gestos, modos de se vestir podem ser considerados femininos em alguns lugares e masculinos em outros.
- Como a antropologia auxilia outras disciplinas inclusive o próprio direito na resolução dos seus conflitos?
R= O fazer antropológico pressupõe a relativização de verdades consagradas, enquanto o fazer jurídico através delas se reproduz, sendo este contraste metodológico um significativo obstáculo ao diálogo destes campos. A antropologia, traz resultados interessantes para a interdisciplinaridade tão valorizada na produção do conhecimento científico contemporâneo.
...