O Conceito de Habitus Bourdieu
Por: joicealina1 • 31/5/2023 • Resenha • 562 Palavras (3 Páginas) • 74 Visualizações
Pierre Bourdieu
CONCEITO HABITUS
“Neste sentido, por exemplo, a noção de habitus exprime sobretudo a recusa a toda uma série de alternativas nas quais a ciência social se encerrou, a da consciência (ou do sujeito) e do inconsciente, a do finalismo e do mecanicismo, etc.” - PG 60
O HABITUS serve para fazer uma espécie de “ponte” (conceção) entre a existência do individuo e da existência da sociedade.
O HABITUS é o Sistema de disposições socialmente construídas. Estas disposições socialmente construídas, constituem o princípio gerador e unificador do conjunto de práticas e ideologias características de grupo de agentes. O HABITUS não reflete na consciência individual. As formas de agir são socialmente constituídas. Este sistema é constituído enquanto estruturas (instituições públicas da sociedade: Hospitais, escolas, exército, prisões) – estruturantes (sociedade, individuo). Ou seja, as estruturas são estruturantes no cérebro do individuo. Desenvolvem as maneiras de pensar e agir do individuo dentro da sociedade. Contudo, o individuo também estrutura as estruturas (instituições públicas)
O HABITUS é a subjetividade (eu, individuo) socializada. O HABITUS é a forma do individuo entender a sociedade, contudo, a sociedade também influência na forma como o individuo interpreta a sociedade.
FORMA FENOMENOLÓGICA: O individuo entende os fenómenos do mundo exatamente como são. Não há consciência de causa e efeito global. (típica expressão: “é o que”.)
FORMA OBJETIVISTA: O individuo começa a compreender a relação causa e efeito. As relações socioeconómicas entre os fenómenos. O individuo começa a compreender que certos acontecimentos não são de carácter natural.
FORMA PRÁXIOLÓGICA: Ligação com a forma objetivista (começo da compreensão da relação causa e efeito dos fenómenos). Conceção entre questões socioeconómicas e a vida do individuo em particular.
RESUMOS DA PROFESSORA:
Os Habitus são estruturados e estruturantes, refletem as condições sociais, mas também estruturam relações/ condições sociais.
CONCEITO HABITUS- Conjunto de disposições que conduzem os agentes a agir de certa maneira.[pic 1]
Vão dar lugar a práticas, a conhecimentos que são inculcados através de um processo de socialização.
Estrutura no livro:
- Agente/ Ação individual
- Durkheim: Estrutura da Sociedade
- Mauss: as Técnicas do corpo impactam na dimensão cultural que influenciam o individuo a agir de acordo com a cultura em que está inserido. “(…) Mauss, o qual reconhece a dimensão corporal da hexis como porte ou postura —~ a noção serve para referir o funcionamento sistemático do corpo socializado.” - pg 62
- Max Weber: “Com efeito, mediante uma critica da visão intetaccionista das relações entre os agentes religiosos _ Proposta por Weber que implicava uma critica retrospetiva da minha representação inicial do campo intelectual, eu propunha uma construção do campo religioso como estrutura de relações objetivas que pudesse explicar a forma concreta das interações que Max Weber descrevia em forma de uma tipologia realista”- pg 66
Para Bourdieu o habitus é também uma maneira de interpretar o mundo e os hábitos estão acentuados na estrutura das classes- KARL MARX. Criam formas de estar, o gosto, estilos de vida. (marx pg 61)[pic 2]
...