O Contrato De Trabalho E A Legalização De Empresas
Projeto de pesquisa: O Contrato De Trabalho E A Legalização De Empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ErsonRamos • 4/5/2014 • Projeto de pesquisa • 4.469 Palavras (18 Páginas) • 195 Visualizações
O Contrato de Trabalho e a Legalização de Empresas
Erson Leal Ramos
Ciências Contábeis - 2º Semestre
Polo Pelotas / RS
Introdução
Abrir o seu próprio negócio é sonho da quase totalidade das pessoas em todas as idades e níveis sociais, de formação ou qualificação. Mas o que acalenta esta esperança? Quais as vantagens ou desvantagens de se empreender e ser “dono do seu próprio nariz”? Em geral, as pessoas que sonham em ter o seu próprio negócio são movidas pela ambição de ganhar muito dinheiro e ser independentes.
Porém outras pessoas são levadas a abrir o seu próprio negócio por motivos que, muitas vezes, são alheios às suas vontades. Tais situações abrangem exemplos de profissionais que saíram de grandes organizações com recursos econômicos significativos e que resolveram montar o seu próprio negócio; aqueles que deixaram os seus empregos para se tornarem empresários e aqueles que, sem a maior pretensão, herdaram algum negócio da família.
Na realidade, ser o próprio patrão implica estar exposto a constantes mudanças, assumir responsabilidades e sofrer pressões da sociedade, dos órgãos governamentais e dos empregados.
A dedicação ao trabalho aumenta significativamente: muitas vezes trabalham mais de 8 horas por dia, sem um salário fixo, garantido no final do mês, e sem férias integrais. Convém ressaltar que abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.
De uma forma geral temos dois tipos de empreendedor: empreendedor por vocação e por necessidade. O empreendedor por vocação é o tipo de empreendedor que desde muito cedo demonstra uma vontade e um perfil pragmático, muito orientado para a transformação de ideias em negócios de sucesso. Normalmente é filho de empreendedores/empresários ou foi influenciado por outros empreendedores que, desde muito cedo, o motivaram no sentido de estimular o desenvolvimento de novos projetos. O empreendedor por necessidade é um tipo de empreendedor que ao longo do seu desenvolvimento nunca se interessou muito pela iniciativa empresarial, mas que num dado momento da sua vida (porque herdou um negócio ou porque não arranja um emprego) teve de enveredar pelo caminho do empreendedorismo por conta própria.
Este é um caminho especialmente, difícil para este tipo de empreendedor, pois terá que, num curto período de tempo, reunir todo um conjunto de competências que não possui e irá normalmente cometer mais erros do que o empreendedor por vocação, uma vez que está a traçar um percurso novo, para o qual lhe falta o saber e o saber fazer.
Como abrir uma clínica de repouso
Como abrir uma clínica de repouso? Já pensou em abrir uma clínica de repouso? O envelhecimento da população brasileira faz com que novas oportunidades de negócio sejam vislumbradas. São cuidados com saúde e com o bem-estar físico e psicológico que devem ser pensados para os mais idosos.
Quando um familiar que cuida deles e tenta auxiliá-los, mas percebe que não consegue dar conta do recado, existe então um risco de surgir problemas maiores para os velhinhos, como não receberem remédio na hora certa, não tomarem banho direito ou até mesmo serem deixados de lado nos aposentos do próprio lar, podendo desenvolver a depressão.
Em meio a esse cenário, abrir uma clínica de repouso parece ser uma boa oportunidade para aqueles que buscam uma ideia de negócio e que, ao mesmo tempo, pretende dar qualidade de vida ao próximo.
1. Quem são os clientes de uma clínica de repouso?
Os que contratam o serviço de clínica de repouso são basicamente familiares de idosos e isso ocorre por diversos motivos: porque o local é apropriado para atendimento médico, porque a casa oferece companhias para os idosos, porque os seus filhos não têm tempo para cuidar deles e ainda outros.
Existem também aqueles que buscam a clínica de repouso porque não aguentam mais viver sozinhos e querem fazer novas amizades. Os motivos são inúmeros e considerá-los é uma maneira de conhecer mais a fundo o cliente, aquele que está disposto a pagar pelos serviços oferecidos.
2. O que a casa de repouso oferece?
A clínica de repouso pode oferecer diversos serviços, mas basicamente são os médicos (enfermagem, nutrição, fisioterapia, dermatologista, ortopedista) e de lazer (comemorações de datas festivas, recreações, canto e música com amigos e familiares), com o objetivo de garantir uma qualidade de vida que os idosos poderiam não estar tendo mais em casa.
Eles podem ser hospedados por períodos, conforme a necessidade de cada família, ou permanentemente, a critério de cada um. Qual tipo será oferecido vai depender de cada empreendedor, sendo que também podem ocorrer os dois.
O aspecto religioso também é bastante considerado. Por conta disso, diversas clínicas de repouso recebem voluntários de várias religiões, todos com o propósito de passarem um pouco de mensagens positivas a eles.
3. Estrutura física e funcionários necessários em uma clínica de repouso?
O imóvel de uma clínica de repouso precisa ter, pelo menos, cinco quartos grandes, três banheiros, cozinha e sala. Também é necessário que haja remédios, móveis feitos sob medida, leitos, cadeira de rosas, macas, equipamentos médicos e andarilho.
Os quartos podem ser individuais ou compartilhados, de acordo com a necessidade de cada um e, principalmente, quantos podem pagar por isso.
Os corredores, salões e quartos devem ser bem ventilados, a luz natural deve entrar e o ideal seria que todos os dormitórios fossem virados para o sol da manhã, pois não é tão quente como no período da tarde. Esses detalhes devem ser analisados no momento em que a casa for alugada ou comprada.
Se for possível ter uma área verde na clínica de repouso, melhor ainda. O contato com a natureza é muito bom para todos, traz uma energia fundamental tão buscada pelos idosos e nessas áreas também pode haver atividades que deixem os mais velhos mais contentes, como ginástica para a terceira idade, encontros, rodas de música
...