O Controle Interno
Por: BrunaSR • 3/6/2015 • Artigo • 3.495 Palavras (14 Páginas) • 164 Visualizações
Resumo
Tendo em vista, os riscos operacionais aos quais as empresas ficam expostas por não utilizarem processos padronizados, o departamento de Controle Interno na empresa é de extrema importância para que seja possível a verificação dos métodos aplicados, e se estes estão sendo desenvolvidos de forma correta. O objetivo deste trabalho é demonstrar as vantagens da implantação do método acima citado para análise e verificação dos processos adotados pela organização, tais como: garantir que as operações sejam executadas de acordo com as especificações da empresa; que todos os fatos administrativos sejam registrados pelo real valor, e de forma e nos locais adequados; sendo também possível a localização e futura correção dos erros e desperdícios, ocasionados pela falta de processos.
Palavras chave: Controle Interno, Processo, Verificação, Correção.
Abstract
In view of the operational risks to which companies are exposed by not using standardized processes, the internal control department within the company is extremely important so that you can check the methods used and are being developed properly. The objective of this study is to demonstrate the deployment advantages of the method mentioned above for analysis and verification of processes adopted by the organization, such as ensuring that the operations are implemented according to the specifications of the company; that all administrative events are recorded at actual value, and in no way and in the appropriate places; and it is possible the location and future correction of errors and waste caused by the lack of processes.
Keywords: Internal Control, Processes, Verification , Correction.
Introdução
Tendo em vista, os riscos operacionais aos quais as empresas ficam expostas por não utilizarem processos padronizados, o departamento de Controle Interno na empresa é de extrema importância para que seja possível a verificação dos métodos aplicados e se estes estão sendo desenvolvidos de forma correta.
O controle interno é um conjunto de políticas e métodos que devem ser adotados pela organização para a padronização dos seus processos, de forma que as atividades desenvolvidas pela empresa possam ser controladas e corrigidas, caso seja necessário, e suas demonstrações contábeis e financeiras sejam fiéis à realidade da empresa.
O objetivo deste trabalho é demonstrar as vantagens de implantação do método acima citado para análise e verificação dos processos adotados pela organização, tais como: garantir que as operações sejam executadas de acordo com as especificações da empresa; que todos os fatos administrativos sejam registrados pelo real valor, e de forma e nos locais adequados; sendo também possível a localização e futura correção dos erros e desperdícios, ocasionados pela falta de processos.
Controle
O controle é parte integrante do processo de gestão administrativa, que é composta pelo planejamento, organização, direção e, por fim, o controle. Adelphino Teixeira da Silva (1997) define planejamento como o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas; Organização é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos de acordo com o planejamento efetuado; Direção é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas; E o controle pode ser definido como o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.
Apesar de o controle aparecer por ultimo no processo de gestão, este deve estar presente em todas as etapas. Ele está diretamente ligado ao planejamento já que sua função é assegurar que as ordens dadas estão sendo cumpridas, ou seja, se tudo está ocorrendo conforme o plano e apontar os erros e corrigi-los afim de que não se repitam.
Controle Administrativo
Características do Controle Administrativo
O quadro abaixo traz algumas características do controle administrativo.
Quadro 1 – Características do Controle Administrativo
Maleabilidade | Possibilitar a introdução de mudanças decorrentes de alterações nos planos e nas ordens |
Instantaneidade | Acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados |
Correção | Permitir a reparação das faltas e dos erros, evitando-se a sua repetição. |
Fonte: SILVA, 1997, p. 83.
Essas características fazem do controle um processo mutável, assim como os outros processos administrativos, podendo ser revisto e alterado conforme a necessidade.
Classificação do Controle
Quanto as suas fases:
Planejamento – neste serão estabelecidos os padrões a serem adotados, a periodicidade de avaliação, os métodos que serão utilizados. Execução – é aplicação do controle na avaliação de desempenho, de acordo com o que foi adotado na fase do planejamento. Avaliação e apuração dos resultados – verificação do resultado obtido, análise do estipulado versus executado
..
Quanto ao tempo:
Pode ser divido em três tipos: Antecedente, quando ocorre antes do serviço ser executado. Concomitante é feito durante a execução do serviço. E subsequente que é após o serviço terminado.
Quanto ao processo:
Estabelecimentos dos padrões de desempenho – são vários os padrões que podem ser utilizados para avaliarmos o resultado; que podem ser os físicos – quantidade de matéria-prima para produção, quantidade vendida, etc. -, também pode ser utilizar os padrões financeiros (expressos em dinheiro) – valor de vendas, valor de compra, custo de produção, etc. – por último, os padrões de ordem pessoal – avaliação dos clientes, produtividade dos funcionários, etc.. Os padrões escolhidos serão os norteadores para a execução do serviço.
...