O Fichamento Bourdieu
Por: Graziele Valério • 31/5/2019 • Resenha • 512 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
Pág 53:O autor inicia o texto relatando a importância da sociologia e faz o apontamento de que em breve essa ciência terá de ser separada em especialidades. Haverá um cientista para cada tipo de situação sociológica.
Pág 54: É exatamente essa divisão em especialidades que fará a sociologia evoluir e por causa de estarmos em uma nova época essa sociologia vêm a evoluir. Estudos nos mostram como a ciência deveria ser analisada. Há os que acreditam em ciências como verdade absoluta. Jonh Stuart Mill acreditava que o processo indutivo tinha primazia sobre o dedutivo. Já Karl Popper acreditava no contrário. Um trabalho é valorizado de acordo com seu progresso científico.
Pág 55: Não existem verdades absolutas na ciência. Ela evolui por causa de pessoas que quebram dogmas e crenças. Nesse sentido cientistas quebram mitos por sempre questionarem a verdades absolutas.
Pág 56: progresso é critério pelo que são julgados os resultados de investigação.
Pág 57: A teoria filosófica toma o conhecimento como certo
Pag 58: A teoria de Comte levanta a questão sob quais condições sociais foi possível alargar o conhecimento das sociedades humanas e reconciliar constantemente esse conhecimento com fatos observáveis.
Pag 58: O estudo da ciência tem sido encarado como tema de estudo histórico. Para Nobert Elias não o considera nem sistemático nem histórico.
Pag 60: A dificuldade de se compreender as ciências naturais é um exemplo da dificuldade de se entender os complexos sociais As ciências sociais se relacionam com uma concepção de pensamentos e natureza meramente particulares.
Pag 61: A ideia de que se pode encontrar um método de concepção e observação é imaginação filosófica. É difícil estabelecer uma concepção de sociedade autônoma.
Pag 62: Para chegarmos a verdadeira visão da ciência social teremos que nos libertar do pensamento de que por detrás do conhecimento natural há uma ausência de falta de significado.
Pág 63: Tem-se feito frequentes referências ao conceito de autonomia relativa. Primeiro há a autonomia relativa de objeto fundamental. O segundo é autonomia relativa de teoria científica em relação a este objeto fundamental. O terceiro e autonomia relativa dada a uma certa ciência dada em meio acadêmico.
Pag 64: A teoria sociológica da ciência diferentemente da teoria filosófica não tem leis específicas sobre os métodos de ciência válidos
Pág 65: Nenhum método científico pode ser visto como verdade absoluta
Pág 66: Para entender a sociologia temos que compreender as revoluções e o que estava acontecendo nessa época onde ela surgiu
Pág 67: As mudanças ocorridas com a revolução não pode ser vista sem uma visão de estrutura social.
Pág 68: O surgimento das ciências sociais foi um avanço da sociedade da época.
Pag 69: Temos que perceber as mudanças econômicas e sociais das mudanças de poder ocorridas nos séculos XIX e XX.
Pág 70: Com o surgimento da sociologia ouve mudanças. Dessas podemos destacar as diferenças de poder entre governantes e governados.
Pág 71: Houve uma conquista o direito ao voto.
Pág 72: Houve a mudança de poder entre os diferentes estrados.
Pág 73: Houve uma transformação nas relações sociais e nos ideais sociais de acordo com vínculos sociais.
...