O Fichamento de Sociologia
Por: Ivanildes1 • 10/10/2016 • Resenha • 615 Palavras (3 Páginas) • 440 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS- IFG
NOME: Ivanilde Maria de Deus Bezerra
CURSO: Licenciatura em Ciências Sociais 3º Semestre
DISCIPLINA: Sociologia da Educação
PROFESSORA: Kaithy Oliveira
DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 10. Ed. São Paulo; Melhoramento, 1975. (Título original Éducation Et sociologie, de 1922) p. 74-86
Émile Durkheim nos mostra a problemática educacional e expressa à busca de “soluções” para o contexto de crise da sociedade burguesa nas décadas finais do século XIX e inicio do século XX. Analisou a sociedade de sua época, determinou de que forma ele encarava a educação.
Para o autor, o importante é conhecer a educação necessária para a cada sociedade. Que o sistema educacional depende de vários fatores, como a religião, organização política, desenvolvimento das ciências, etc. O texto mostra que á palavra Educação é empregada em vários sentidos, que é um conjunto de influências que são exercidas sobre a vontade do individuo ao longo da vida.
Durkheim entende a educação como um fator cultural e social, que é exercido sobre o indivíduo, que nenhum indivíduo pode construir pelo esforço próprio aquilo que não é obra do seu pensamento individual. Mesmo que nascemos uma tabula rasa com o tempo a realidade vão sendo construída, destruída ou transformada conforme a realidade. O autor questionou aqueles que buscavam fixar fins certos para a educação, que somente observando permitiria dizer qual a finalidade dessas ou daquela educação, partiu do entendimento de que sociedade apresenta sistemas de educação especiais.
Para ele a sociedade encontra-se em constante transformação, com isso a educação tende a evoluir, a partir do âmbito familiar e educacional, que ocorre a formação da criança, mas necessariamente pode variar de sociedade para outra.
Durkheim preocupou-se com educação e a sociologia, fez uma investigação comparativa com objetivo de tornar o trabalho pedagógico mais dinâmico, que a força da sociedade sobre o indivíduo são essenciais para a construção de um ser social.Que as disciplinas tem em seu significado os acúmulos de conhecimentos, frutos de outras gerações.
O autor enfatiza varias vezes que o individuo é moldado pela sociedade, por isso cada uma tem um tipo de educar suas crianças, que varia de acordo com o tempo, com o meio, que cada momento tem um tipo regulador de educação do qual não podemos separar em resistência, que as mudanças nunca parte do individuo, mas do consenso social (coletivo).
A educação é o meio através da qual a sociedade renova continuamente as condições de sua própria existência, que inculca na mente de cada criança, para que exista essa coletividade, que engloba os processos de ensinar, aprender, ajustar e adaptar.
É um fenômeno observado em qualquer sociedade, e nos grupos que constitui estas, responsável pela manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, transferidos os modos de agir necessário a convivência e ao ajustamento social de um individuo ou grupo. Para se manter distante dessas observações, transformou os acontecimentos em fatos sociais, e esses fatos em “coisas”.
No caso das escolas a educação e aplicada de forma intencional, com objetivos determinado, se torna uma educação formal, em caso do processo de socialização, a educação é exercida nos espaços de convívio social, que uma criança jamais poderá ser educada sem participação de uma pessoa mais velha ( um familiar ou professor).
...