Fichamento Sociologia Juridica
Artigo: Fichamento Sociologia Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxjhones • 13/11/2014 • 382 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
“O Direito não mais pode afastar a existência daqueles grupos portadores de identidades próprias, integrantes natos da comunidade nacional”.
“[...] reforçou-se o ordenamento jurídico interno para proteger aqueles que são considerados, em termos constitucionais, como patrimônio imaterial da cultura brasileira”.
“Atualmente, o direito, que por um ângulo abandona a visão atomista dos indivíduos e os reconhece como dotados de identidades diferenciadas e abrangentes, por outro recupera o espaço comum em que são vividas as relações essenciais dos homens”.
“[...] faz-se essencial estabelecer com a lei uma relação que não seja de mera interpretação, livrando-nos do etnocentrismo do interpretador-julgador que põe a norma sob o ângulo que mais lhe apetece”.
“É preciso que o avaliador raciocine quanto ao ponto-chave do embate que é a diferente concepção de posse entre as partes contrapostas”.
ALMEIDA, Elizangela Santos de. A importância da antropologia para a compreensão dos problemas de acesso ao ensino superior público no Brasil pelos grupos sociais desfavorecidos. Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3411, 2 nov. 2012. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/22890>. Acesso em: 4 nov. 2014.
“[...] o direito à educação corresponde a um direito social consubstanciado no art. 6º c/c o art. 205 da Constituição Federal de 1998, sendo um direito de todos e dever do Estado e da família [...]”
“[...] há muitas barreiras para que certas camadas da população tenham acesso ao nível superior da educação formal, principalmente nas universidades públicas”.
“[...] aqueles de menor poder aquisitivo, afrodescendentes, indígenas, dentre outros, originariamente não eram público alvo das universidades públicas”.
“[...] todos os esforços do governo para possibilitar o resgate das oportunidades de acesso ao ensino superior gratuito aos setores sociais desfavorecidos pelo sistema são válidos, contudo, é preciso que se invista no estudo da causa do problema com o desenvolvimento de pesquisas em educação capitaneadas pela antropologia”.
“É necessária adaptação do sistema, o que somente será possível com o auxílio dos estudos antropológicos que permitam o conhecimento pleno da origem, desenvolvimento e adaptação social de cada segmento representado no complexo e heterogêneo espaço das salas de aula”.
“Ocorre que os erros do sistema existem, em sua grande parte, pelo desconhecimento desses diversos grupos que se sobrepõem na sala de aula. Assim, a solução passa, evidentemente, pela necessidade de desenvolvimento cada vez crescente de pesquisas e estudos antropológicos para se permitir um conhecimento pleno desses diversos atores sociais”.
...