O Indivíduo E A Sociedade
Dissertações: O Indivíduo E A Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Migustavo • 4/4/2014 • 342 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE
A família é o principal e mais importante agente de socialização. E é a família o agente responsável por fornecer ao indivíduo suas primeiras influências desde o seu nascimento e mantém se significativa por parte da vida do indivíduo. A família é a base afetiva do indivíduo, e é quem fornece a ele valores e princípios como os de solidariedade e cooperação com o grupo.
O indivíduo desde criança neste pequeno grupo, inicia seu aprendizado sobre o modo de vida de sua sociedade e começa a constituir os mesmos traços sociais dos demais membros do grupo.
Na escola é necessário que o indivíduo aprenda a se socializar com um grupo maior de indivíduos. Aprendendo a lidar com competições e diferenças para ser aceito.
Nos grandes grupos as chances de existirem conflitos são maiores devido as competições e principalmente a dificuldade do indivíduo de lidar com as diferenças. Um exemplo destes conflitos é o bullying que é caracterizado por atos de violência física ou psicológica.
Estudei o ensino fundamental e iniciei o ginásio em uma escola de freiras, onde os alunos deveriam ser religiosos e consequentemente respeitarem as diferenças do próximo, porém sofri bullying por ter baixa estatura, e embora fosse boa goleira e também soubesse jogar outros esportes nunca era chamada para nenhum grupo e além de sofrer com piadas.
Em outra escola do mesmo nível e que não era de freiras, terminei o ginásio e por eu ser aluna nova fiquei em destaque e eu era popular. Nesta escola eu fazia parte dos grupos de educação física, cheguei a fazer GRD e até a dançar ballet com outras alunas na quadra para toda a escola assistir.
Vejo que em ambas as escolas eu era a mesma aluna e pessoa e que o motivo de eu ter sofrido bullying é o fato da dificuldade do indivíduo de lidar com as diferenças e que isso precisa ser melhorado e acredito que o caminho mais viável é a conscientização através da educação com a inserção nas escolas de disciplinas como a de ciências sociais.
...